metropoles.com

Crime na UnB ocorreu após troca de olhares e ameaças em festa

Segundo delegado que investiga o caso, vítima e um dos autores teriam se estranhado, mas não se conheciam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Screenshot_2244
1 de 1 Screenshot_2244 - Foto: null

O assassinato no estacionamento da Universidade de Brasília (UnB) na madrugada de sexta-feira (2/11) foi provocado por um desentendimento entre a vítima e um dos acusados do crime. De acordo com o delegado-chefe da 2ª DP (Asa Norte), Laércio Rosseto, os dois trocaram olhares e ameaças durante a festa para saber quem era o mais “machão”. Os jovens não se conheciam.

Os quatro suspeitos de participarem do homicídio de Renan Barbosa, 19 anos foram presos e passaram por audiência de custódia no sábado (3). Eles ficarão detidos por tempo indeterminado. Todos, incluindo Renan (foto em destaque), já tinham passagem pela polícia.

A juíza substituta Paula Afoncina Barros Ramalho decidiu transformar o flagrante em prisão preventiva, concordando com o Ministério Público. O MP entendeu que os quatro representam risco à ordem pública.

O crime ocorreu após uma festa na Faculdade de Direito. Os investigadores da 2ª DP prenderam os suspeitos à noite, em endereços no Guará e na Asa Sul. Daniel Cordeiro de Melo, 19, Giovani Paiva Mota, 20, Guilherme Fagundes dos Santos,19, e Willian Vítor Coelho Araújo, 22, são apontados como autores do assassinato e estão presos preventivamente.

 

Daniel, apontado pela polícia como autor dos disparos, já havia sido preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Após audiência de custódia, realizada no dia 16 de fevereiro deste ano, ele foi solto. Em imagens gravadas pelo circuito interno de segurança da UnB, os suspeitos aparecem dando chutes na cabeça do jovem morto e apoio durante a fuga.

Veja imagens que mostram a sequência do crime:

5 imagens
1 de 5

Reprodução / PCDF
2 de 5

Reprodução / PCDF
3 de 5

Reprodução / PCDF
4 de 5

Reprodução / PCDF
5 de 5

Reprodução / PCDF

Na madrugada de sábado (3), a polícia encontrou a suposta arma utilizada para matar Renan, um revólver calibre 38. Uma pistola também foi apreendida no local.

“A arma foi a última coisa que os policiais conseguiram encontrar, numa casa que eles frequentavam. Vamos ter de esperar a balística, mas tudo indica que é [a utilizada no crime]. É uma arma típica de execução, com numeração raspada”, explicou o delegado Laércio Rossetto.

 

Divulgação / PCDF
Armas foram apreendidas em casa frequentada pelos suspeitos

 

Festa na Faculdade de direito
De acordo com a UnB, a festa na Faculdade de direito foi autorizada e ocorreu por causa do encerramento da XXII Semana Jurídica. No entanto, o evento teria sido encerrado, nas dependências físicas da instituição, à meia-noite, mas algumas pessoas continuaram no estacionamento, sem que houvesse autorização para isso.

Festa divulgada no Facebook comemorava o fim da semana acadêmica

 

A universidade afirmou que está acompanhando as investigações e fornecendo material das câmeras de segurança. De acordo com a instituição, foram instalados 350 equipamentos de monitoramento nos quatro campi e o esquema de ronda sofreu alterações, a fim de aumentar a segurança na UnB. “Há, entretanto, desafios adicionais, uma vez que o campus Darcy Ribeiro é aberto, integrado à Asa Norte.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?