Crianças vão à Papuda em ação de Natal autorizada pela VEP
Vara autorizou presença de pequenos no Complexo Penitenciário para ação natalina; projeto continua no Dia das Mães, dos Pais e nas férias
atualizado
Compartilhar notícia
Com autorização da Vara de Execuções Penais (VEP), cerca de 400 crianças visitaram os detentos que cumprem pena no Complexo da Papuda. A iniciativa faz parte das ações de Natal voltadas à população carcerária. Cancelado em 2020 por conta da pandemia de covid-19, o projeto distribuiu presentes e guloseimas entre os custodiados. As visitas se deram na segunda e na terça-feira (20 e 21/12, respectivamente).
De acordo com a comunicação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o projeto tem “o intuito de contribuir para a formação de uma atmosfera acolhedora e festiva”. Servidores se vestiram de Papai Noel e distribuíram doces, sucos e refrigerantes, além de cachorros-quentes para a meninada. A decisão da VEP permitiu que mais de um visitante por detento ingressasse nas instalações do Presídio do Distrito Federal (PDF1), mediante apresentação do cartão de vacinação, para adultos.
Há previsão da retomada desse tipo de visita para outras datas comemorativas. De acordo com a Justiça, o Dia das Mães será especial no Presídio Feminino do Distrito Federal (PFDF), conhecido como Colmeia, no Gama. No Dia dos Pais, a Papuda novamente receberá filhos de presidiários para as celebrações. Durante as férias de julho, o Dia das Crianças e o Natal do ano que vem também haverá visitas do gênero.
Na sexta (24/12) será permitido mais uma vez o ingresso de pessoas externas, para um abraço ou um aperto de mãos – “em momento a ser regulamentado pela administração penitenciária”, de acordo com a VEP –, em mais uma ação natalina. Os horários definidos já durante a pandemia serão mantidos para visitas comuns, como forma de evitar mais contágios pelo novo coronavírus.
Mantêm-se, porém, as restrições a outras idades. Apesar das visitas de crianças, familiares com idade entre 12 e 18 anos seguirão o mesmo protocolo utilizado para visitantes adultos. Ou seja, serão submetidos à comprovação de vacinação em duas doses ou aplicação única.