Crianças coroam Nossa Senhora Aparecida na Esplanada dos Ministérios
Festa da Padroeira começou com participação dos pequenos. Celebração católica será encerrada com missa campal, no final do dia
atualizado
Compartilhar notícia
O dia começou colorido em Brasília, com a celebração dedicada a Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Brasília e do Brasil. Centenas de pessoas se uniram para assistir à Missa da Criança, que começou às 8h30, no palco montado no canteiro da Esplanada dos Ministérios, próximo à Catedral Metropolitana.
Pouco antes da coroação, por volta das 9h40, os fiéis foram agraciados com o canto das crianças do coral da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Samambaia. Na hora da coroação, muitos aplausos em meio ao canto em homenagem à padroeira.
O “anjinho” responsável por colocar a coroa na Santa foi Isabelly Silva, 7 anos. “Fiquei muito feliz”, declarou a menina. A mãe dela, a assessora comercial Girlene Silva, 36, disse que a própria criança pediu para participar do momento. “Foi uma bênção. Teve um sorteio na catequese no dia do aniversário dela e ela pediu essa graça. A gente se emociona”, contou, orgulhosa.
A missa foi celebrada pelo dom Marcony Ferreira, bispo-auxiliar de Brasília, que ressaltou a pureza do coração das crianças. “Eu creio que, antes de mais nada, é uma manifestação daqueles com o coração mais puro, dos mais amados por Jesus e mais amados por Nossa Senhora. A criança que vive em um ambiente de fé cresce com o coração aberto a dar-se aos outros”, comentou.
Diversão
Muitas famílias levaram panos para sentar na grama com as crianças durante a celebração. Com o sol forte, o colorido das sombrinhas também alegrava o ambiente. Depois da missa, os pequenos se deliciaram com um festival de sorvete, espaço para brincadeiras e brinquedos infláveis.
Há dez anos frequentando o evento, o contador Mateus Fialho, 40 anos, saiu de Candangolândia para levar os filhos, Vinícius, 2 anos, e Artur, 6, à missa desta sexta. Até o cachorrinho Dudu acompanhou a família. “Foi maravilhoso. A gente vem com a família, com os filhos, os padrinhos dos filhos, todos juntos. Tem um clima muito especial, principalmente na hora da missa”, declarou.
Desde o nascimento da filha Maria Clara, de quase dois anos, a bancária Laline Monteiro e o marido Bruno Rolin, moradores do Lago Norte, voltaram a frequentar a celebração. “Chegamos mais tarde, viemos para a bênção. Eu já costumava vir desde criança. Ela nasceu e estamos tentando criar o hábito de vir de novo. A bebê ficou bem tranquila, dançou na hora da apresentação”, contou.
A professora Cintia Teixeira Felix, 36, resolveu curtir o dia com os quatro filhos na celebração pela primeira vez. “Eu nunca tinha vindo na parte da manhã e resolvi trazê-los. Está um clima muito agradável e eu vou procurar vir mais vezes para ter esse momento com eles”, disse.
A Festa de Nossa Senhora Aparecida acontece na Esplanada desde 1998. À tarde, a programação continua com orações e homenagem dos jovens. A Santa Missa está marcada para às 17h. Depois, às 18h30, começa a Procissão das Velas.
Para oferecer mais conforto aos fiéis, a Arquidiocese de Brasília preparou uma estrutura com banheiros químicos, praça de alimentação – das 10h às 17h –, barracas com água potável e barracões para a venda de alimentos, além de postos do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e do S.O.S Criança.
Trânsito
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) fará intervenções nas vias da Esplanada dos Ministérios, em razão das atividades e da procissão de Nossa Senhora Aparecida que serão realizadas em frente à Catedral Metropolitana, até às 21h. Para permitir a montagem da estrutura do evento e garantir segurança aos fiéis, todos os estacionamentos da Catedral, inclusive os da Cúria, serão interditados a partir das 22h desta quinta-feira (11).
As ligações das vias S1/N1 e N1/S1, no quadrante em frente à Catedral, foram fechadas a partir das 6h30 desta sexta-feira (12). A partir das 18h, o trânsito na via S1 será desviado para a via L2 Sul. O fluxo da via L2 Sul sentido Esplanada dos Ministérios será desviado para a ligação L2 Sul/L2 Norte, conhecida como Buraco do Tatu. Na via N1, o trânsito será interditado a partir das 18h, desde a via L4 até a altura da via L2 Norte.
Durante todo o evento, equipes de fiscalização farão o controle do tráfego nas imediações da Catedral, auxiliando na travessia de pedestres, fazendo intervenções necessárias para garantir a fluidez do trânsito e coibir irregularidades. O Detran trabalha com a expectativa de liberação do trânsito somente após a dispersão total do público e limpeza das vias, previstas para as 22h.
Programação:
Tarde:
– 13h – Oração do Ofício de Nossa Senhora
– 14h – Logo após o Ofício – Oração do santo terço
– 15h – Homenagem dos Jovens à Nossa Senhora
– 16h – Animação e preparação para a Santa Missa
– 17h – Missa Solene
– 18h30 – Início da Procissão das Velas com as três paradas para bênçãos da Saúde, aos Governantes e a Pátria e para as Famílias – a procissão irá até o Segundo Quadrilátero Central após a Catedral
– Ao final da procissão – Benção final no Altar Central
– Praça de Alimentação durante todo o dia no canteiro central da Esplanada
Histórico
A Festa de Nossa Senhora Aparecida é celebrada na Esplanada dos Ministérios desde 1998. Em 2017, cerca de 30 mil pessoas participaram do evento.
Desde 1717, quando a Imagem de Nossa Senhora da Conceição apareceu nas redes de três pescadores, às margens do Rio Paraíba, a devoção à Mãe de Deus sob o título de Virgem Aparecida é cada vez maior, expressando a confiança que o povo brasileiro tem na mediação maternal de Maria junto a seu filho Jesus Cristo.
A devoção tornou-se tão forte em todo o país que, em 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a Imagem foi solenemente coroada e proclamada como Rainha do Brasil. A partir de então, a Imagem passou a usar oficialmente a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, e o manto azul-marinho. O título foi confirmado mais tarde, em 1930, quando o Papa Pio XI proclamou a Virgem Aparecida Padroeira do Brasil. Ao longo desses anos, são inúmeras as graças e milagres concedidos por Deus em favor do povo brasileiro mediante a intercessão de Maria Santíssima.
Nossa Senhora Aparecida, além de padroeira do Brasil, é padroeira de Brasília. Foi escolhida na época da construção da cidade, uma vez que a devoção à Virgem sintetiza a fé de todas as pessoas que para cá vieram. A Imagem de Nossa Senhora Aparecida que fica exposta na Catedral de Brasília chegou à cidade no dia 3 de maio de 1957, após ter visitado todas as capitais brasileiras.
Em outubro de 2016, o Papa Francisco decretou o Ano Nacional Mariano. Ao longo do período, as arquidioceses realizaram atividades a fim de vivenciarem o jubileu, manifestando a devoção à padroeira do Brasil. O ano Mariano estendeu-se oficialmente até o dia 11 de outubro de 2017, porém, o encerramento na Arquidiocese de Brasília será no dia 12, com a festa.