Criança tem afundamento de crânio após ser atingida por galho no DF
Menina de cinco anos chegava à escola, na 302 Norte. Ela está internada no Instituto Hospital de Base (IHB)
atualizado
Compartilhar notícia
Uma menina de cinco anos está internada em coma induzido no Instituto Hospital de Base (IHB) depois de ter sido atingida pelo galho de uma árvore. Maria Sofia chegava para a aula na Escola Classe da 302 Norte, na tarde dessa segunda-feira (29/10), durante o temporal que atingiu o DF. A garota teve afundamento de crânio, passou por cirurgia, mas está fora de perigo.
De acordo com testemunhas, o acidente ocorreu quando a menina desceu do ônibus escolar e correu para entrar na escola. Os moradores da quadra contaram que haviam pedido à Novacap, há meses, a remoção dos galhos, mas a solicitação não foi atendida a tempo de evitar o grave acidente.
O temporal que caiu no Distrito Federal no início da tarde dessa segunda-feira (29) — com chuva de granizo e rajadas de vento — causou alagamentos, acidentes e inundações em vários pontos da cidade. Na Asa Norte, carros foram engolidos pelas enxurradas, enquanto os pedestres permaneceram ilhados debaixo das marquises. Houve registros de problemas em Vicente Pires, Lago Sul e no Setor de Industrias Gráficas (SIG).
A unidade do Ministério do Esporte, no SIG, chegou a ser esvaziada quando a garagem alagou. No Lago Sul, um ônibus capotou depois que o motorista perdeu o controle na pista molhada. O acidente deixou quatro vítimas, que estão conscientes e estáveis.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada para atuar em 19 acidentes de trânsito, 17 quedas de árvore e em nove ocorrências de alagamentos, das 12h às 17h. O Inmet emitiu um alerta sobre o perigo potencial de chuvas intensas no DF até as 7h desta terça-feira (30). De acordo com o aviso, as precipitações podem vir acompanhadas de ventanias.
O outro lado
Em nota, a Novacap garantiu ter encaminhado um técnico, nesta terça (29), à SQN 302 para fazer mapeamento da área. A empresa promete que, nesta quarta (31), as equipes irão até o local realizar a limpeza e os serviços pendentes.
“A Novacap informa que recebeu e atendeu diversas solicitações de poda na SQN 302 e os serviços atendem a um cronograma que deve contemplar todas as áreas das 32 regiões administrativas do DF”, destacou a estatal.
Ainda na nota, a empresa afirmou que a árvore que atingiu a estudante é um cambuí, cuja espécie possui altura média de 22 metros e “apresenta propensão à queda de galhos conforme um ciclo – no período da seca, para aliviar o peso e, na época das chuvas intensas, para que possam brotar novamente”.
A Novacap explicou ainda que, este ano, particularmente, ocorreu um fenômeno atípico que foi a presença de chuvas em praticamente todos os meses, fazendo com que as árvores, acostumadas ao tempo seco, ficassem mais propensas às quedas.
Em todo o DF, existem mais de 5,5 milhões de árvores, sendo que, somente no Plano Piloto são, aproximadamente, 1 milhão. A Novacap conta, atualmente, com 16 equipes para realizar a manutenção em toda a cidade.
Segundo a Novacap, entre janeiro e 20 de outubro deste ano, pelo menos 70 mil podas de árvores foram feitas em todo o DF. Mais de 80 escolas receberam serviços de manutenção e podas de árvores preventivas e os trabalhos nas áreas escolares seguem.
A população pode indicar suspeitas de queda de árvores pela Ouvidoria Geral do Governo de Brasília (162), ou da Ouvidoria da Novacap (3403-2626). Também são recebidas solicitações realizadas via Administração Regional.