metropoles.com

Vídeo. Criança de 9 anos resgatada em casa cheia de lixo é levada para abrigo

Não havia comida, mas na panela havia restos semelhantes a pedras de crack, segundo o conselho tutelar. Criança estava 1 dia sem comida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PMDF/Divulgação
casa insalubre abandono
1 de 1 casa insalubre abandono - Foto: PMDF/Divulgação

A criança de 9 anos resgatada após ter sido abandonada em uma casa cheia de lixo em Santa Maria vai para abrigo. O acolhimento emergencial se deve ao fato de a família ser reincidente em abandono de incapaz e negligência.

O menino estava há pelo menos um dia sem se alimentar e sem banho. Os pais da criança são usuários de drogas. “Não tinha comida em casa, mas na panela havia restos que pareciam pedras de crack”, detalhou a conselheira tutelar Lívia Ribeiro. Ela e a colega, também conselheira tutelar, Yara Maria Carvalho fizeram o acompanhamento da criança.

Veja o vídeo da casa no momento do resgate feito pela Polícia Militar do Distrito Federal:

O menino era acompanhado pelo conselho há pelo menos um ano. Nesse tempo, por quatro vezes a equipe tutelar deixou a criança com as avós, mas logo em seguida estava novamente com a mãe. “Ele hoje não tem com quem ficar”, acrescentou Ribeiro.

Na escola, o menino acumulava 32 faltas no ano letivo. “Quando ele ia para escola, era por vontade dele, ele que se arrumava e ia para aula”, completou a conselheira. Segundo ela, com 51 faltas ele seria reprovado automaticamente.

No abrigo, o caso será levado a um juiz que vai analisar o relatório do conselho tutelar e outros parentes com quem ele possa ficar.

A mãe deverá ser investigada por maus-tratos, negligência, abandono intelectual e abandono de incapaz.

Quatro irmãos

O menino tem três irmãos, mas ele é o único que está sendo levado para um abrigo. Isso porque a irmã mais velha, de 13 anos, já mora com a avó paterna. A caçula, de 4 anos, está com a avó materna. Uma terceira criança de 6 anos tem um processo que segue em sigilo.

A criança foi resgatada nesta quarta-feira (21/6) após denúncia anônima de abandono de incapaz pela própria mãe. O caso ocorreu na QR 303 de Santa Maria.

Nas imagens divulgadas pela PMDF, a residência apresentava acúmulo de lixo, comida, cinzas de cigarro e sujeira. “A criança foi encontrada dentro da residência em condições insalubres”, reforçou a polícia em nota. Veja as imagens da casa insalubre:

4 imagens
Criança estava em casa insalubre
Acúmulo de lixo no ambiente
Mãe da criança ainda não foi localizada
1 de 4

Conselho tutelar foi acionado

PMDF/Divulgaçã
2 de 4

Criança estava em casa insalubre

PMDF/Divulgação
3 de 4

Acúmulo de lixo no ambiente

PMDF/Divulgação
4 de 4

Mãe da criança ainda não foi localizada

PMDF/Divulgação

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?