metropoles.com

Criação de cargos comissionados na Defensoria trava pauta na CLDF

Com a oposição em obstrução e parte do Centrão fora do Plenário, não foi possível dar continuidade à pauta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fotografia colorida mostra, do alto, plenário legislativo
1 de 1 Fotografia colorida mostra, do alto, plenário legislativo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Uma longa discussão na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sobre a criação de cargos comissionados na Defensoria Pública (DPDF) evitou que os deputados distritais votassem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e entrassem de recesso já nesta terça-feira (28/6). Com a oposição em obstrução e parte do Centrão fora do plenário, não foi possível dar continuidade à pauta.

O projeto polêmico já havia sido detalhado pelo Metrópoles na última semana. Segundo a proposta, seriam criados 82 novos cargos comissionados no órgão. O pedido ocorreu uma vez que não houve a homologação do concurso público que previa nomeação de 60 analistas a tempo de que sejam gastos os recursos disponíveis na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Segundo a justificação do projeto, há quase R$ 6 milhões prontos para serem gastos.

A oposição, no entanto, considerou o projeto “eleitoreiro” e destacou que não havia detalhamento no projeto das funções que cada um dos comissionados exerceria. Os cargos apresentados no projeto têm remuneração de CNE-04, ou seja, R$ 8.925,00.

Desta forma, cinco distritais se declararam em obstrução. Essa manobra, somada ao esvaziamento do plenário por parte do “centrão”, tornou impossível a continuidade da sessão.

Chico Vigilante (PT) chegou a dizer que se o item fosse retirado da pauta, a votação poderia continuar. O presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), no entanto, bateu o pé e disse que não aceitaria a condição.

A LDO chegou a ser colocada em pauta, mas, sem acordo, a falta de quórum persistiu e foi necessário postergar as discussões para esta quarta-feira (29/6).

Durante a sessão foram votados em primeiro turno apenas projetos de lei do Executivo. Foram aprovadas alterações na previdência de servidores, criação de cargos para o instituto de pesquisa que substituiu a Codeplan, recursos para a Saúde e outros créditos.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?