metropoles.com

Criação da Região Administrativa de Arniqueira é aprovada por conselho

Ideia do GDF é melhorar a prestação de serviços públicos para a população da localidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
Setor Habitacional Arniqueira
1 de 1 Setor Habitacional Arniqueira - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A criação da Região Administrativa (RA) de Arniqueira foi aprovada na reunião extraordinária do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). O encontro ocorreu nesta quinta-feira (08/08/2019), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

O projeto recebeu 20 votos favoráveis (17 dos presentes) e cinco posicionamentos contrários. Não houve abstenção. A relatoria do processo coube à secretária-executiva de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Giselle Moll.

Com a separação em relação a Águas Claras, a RA de Arniqueira passará a abranger o Areal, a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) de Águas Claras e as QSs 6, 7, 8, 9 e 10. Ao todo, são 1.335,84 hectares de área. A população estimada é de 46 mil habitantes.

Com a medida, o Governo do Distrito Federal (GDF) busca atender à necessidade de uma estrutura de gestão pública mais próxima da comunidade. Assim, as demandas por serviços de manutenção da cidade, como asfaltamento de ruas e roçagem de áreas verdes, podem ser priorizadas.

A criação da estrutura administrativa em Arniqueira também visa ao fornecimento de mais equipamentos públicos para a área, como escolas e unidades de saúde públicas. Esse foi um diagnóstico feito à época da transição.

“As administrações regionais têm a função de estarem próximas à população e de serem um canal de busca de melhorias para as áreas junto ao administrador e aos órgãos responsáveis pelos serviços”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

Análises técnicas

O estudo “Arniqueira/Areal: um retrato demográfico e socioeconômico”, produzido pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), também embasou a proposta de criação da RA. “Os dados socioeconômicos mostram a realidade discrepante entre Arniqueira e a chamada Águas Claras vertical”, disse o diretor-presidente da Codeplan, Jeansley Charlles de Lima.

A definição da RA está diretamente relacionada ao estudo da poligonal, ou seja, das fronteiras da referida área. O documento foi elaborado pela Seduh e estabelece os seguintes limites:

  • Ao norte: Via Vereda da Cruz;
  • Ao sul: Estrada Parque Núcleo Bandeirante;
  • Ao oeste: Avenida Águas Claras;
  • Ao leste: Park Way.

Ao definir a poligonal, o Poder Executivo pode combater de forma mais efetiva as ocupações irregulares e, então, evitar o avanço da degradação ambiental na região. Foi o que defendeu a relatora do processo, Giselle Moll. “É muito difícil a fiscalização e a conservação dos ecossistemas lá existentes [sem os limites claramente definidos]”, afirmou.

A proposta de criação foi submetida ao crivo da comunidade em audiência pública ocorrida nessa segunda-feira (05/08/2019). Uma vez aprovado no Conplan, o projeto de criação da RA de Arniqueira segue agora para a Casa Civil, então será encaminhado para apreciação da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?