Crédito dos cartões de transporte terão validade de 1 ano após recarga
A nova norma publicada no DODF diz que os créditos armazenados nos cartões perderão validade após 1 ano, a contar da data de aquisição
atualizado
Compartilhar notícia
Os brasilienses que dependem do transporte público coletivo e fazem o uso de vale-transporte ou cartão mobilidade terão que utilizar os créditos no prazo de até um ano a partir da data da recarga. Caso contrário, perderão o dinheiro. A determinação está prevista no Decreto nº 43.899/2022, regulamentado pela Portaria nº 35, publicada no Diário Oficial do DF nessa terça-feira (31/1).
A norma diz que os créditos armazenados nos cartões perderão validade após um ano, a contar da aquisição. Os créditos expirados serão revertidos à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC/DF). Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), este é o meio usado pelo GDF para manter as tarifas em valores acessíveis aos usuários.
Cartões antigos
Para verificar se o cartão ainda tem saldo, o titular da conta poderá baixar o aplicativo BRB Mobilidade. De acordo com as regras de uso dos cartões, para recuperar o saldo é necessário fazer viagens no transporte público do DF.
A subsecretária de Controle da Secretaria de Mobilidade, Stephanie Ingrid Amaral, lembra que o usuário deve ficar atendo porque o cartão é pessoal e intransferível. “O cartão só pode ser utilizado pelo titular, é ele quem deve realizar as viagens que forem suficientes para resgatar o saldo remanescente”, advertiu. (Com informações da Agência Brasília)