metropoles.com

Creches fecham, professores são dispensados e crianças ficam sem aula

Previsão é que as crianças voltem às aulas somente depois do Carnaval. Colaboradores dizem ter sido pegos de surpresa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Criança em creche
1 de 1 Criança em creche - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Cerca de 230 crianças das creches Ipê Branco e Instituto Paz e Vida, ambas em Ceilândia, estão sem aulas desde o dia 14 de fevereiro, data do início do ano letivo no DF. Isso porque as duas entidades foram fechadas após o encerramento da parceira do Governo do Distrito Federal (GDF) com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Paz e Vida, responsável por administrar os locais.

Além das crianças, com idade entre 3 meses a 3 anos e 11 meses, 66 colaboradores foram dispensados. De acordo com os profissionais, ele foram pegos de surpresa com a decisão. “Recebemos a notícia segunda, dia 14, sendo que o contrato tinha encerrado dia 8, segundo o ofício da Secretaria de Educação. Porém, fomos todos pegos de surpresa: mantenedor, funcionários e pais”, diz uma das professoras, que preferiu não se identificar.

5 imagens
Previsão é que as crianças voltem às aulas somente depois do carnaval
Colaboradores denunciam terem sido pegos de surpresa
Locais atendem crianças com idade entre 3 meses a 3 anos e 11 meses
As creches Ipê Branco, em Ceilândia Norte, e Instituto Paz e Vida, no P Sul, estão sem aulas desde o dia 14 de fevereiro
1 de 5

Aviso em porta de creche em Ceilândia Norte sobre encerramento de contrato

Reprodução
2 de 5

Previsão é que as crianças voltem às aulas somente depois do carnaval

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 5

Colaboradores denunciam terem sido pegos de surpresa

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 5

Locais atendem crianças com idade entre 3 meses a 3 anos e 11 meses

Hugo Barreto/Metrópoles/Foto ilustrativa
5 de 5

As creches Ipê Branco, em Ceilândia Norte, e Instituto Paz e Vida, no P Sul, estão sem aulas desde o dia 14 de fevereiro

Hugo Barreto/Metrópoles

Uma eventual não recontratação também preocupa os profissionais. “Estamos de mãos atadas, pois, até o momento, não assinamos aviso e, por parte do governo, não assegura o funcionário a continuar, independentemente da empresa que vai atuar”, conta a colaboradora.

Segundo apurado, uma nova entidade já foi escolhida pelo GDF para gerir os espaços. “Os pais foram informados que as aulas retornaram depois do Carnaval com a nova mantenedora”, diz a antiga professora.

“Estamos sem um norte, tanto por parte da empresa quanto pelo governo, que não pensou em nós, funcionários, pois não sabemos se a nova empresa irá nos convocar para darmos continuidade em nossos trabalhos”, lamenta a funcionária.

“Desde então, os trabalhadores foram liberados sem assinar o aviso, e não sabemos como ficarão os pagamentos das multas rescisórias. Essa é uma das preocupações”, revela uma segunda colaboradora.

Outro lado

Procurada pela reportagem, o Instituto Paz e Vida esclareceu que a não renovação do acordo é um processo comum. “O contrato junto à Secretaria de Educação não foi renovado e, com isso, foi fechado para outra instituição assumir. Como trata-se de uma parceria, fica a critério da secretaria renovar ou não”, explica a OSC.

Já o processo de rescisões encontra-se em andamento. “O instituo está providenciando os fins devidos fins rescisórios dos colaborados que ainda tem fim empregatício junto a com a contabilidade”, conta.

Em nota, a Secretaria de Educação explicou que o CEPI Ipê Branco não foi fechado. “As 162 crianças continuarão a ser o atendidas no próprio local, a partir de 3 de março. Uma nova Organização da Sociedade Civil (OSC) firmou termo aditivo com a Secretaria de Educação para gerir a unidade. O espaço também está passando por revitalização na estrutura”, disse o comunicado.

Já sobre a creche no P Sul, as crianças passarão a serem atendidas pelo cartão-creche. “Ainda estão nos trâmites para resolver a liberação do cartão”, complementa a pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?