Creche no Recanto das Emas está pronta para abrir, só faltam as crianças
Secretaria de Educação homologou a unidade escolar, mas até agora não encaminhou estudantes. Pasta afirma que faz análise jurídica
atualizado
Compartilhar notícia
Uma escola no Recanto das Emas está pronta para receber crianças há quase dois meses, mas até agora não admitiu sequer um aluno. A Escola de Educação Infantil Futuro em Ação está credenciada pela Secretaria de Educação (SEE) desde o dia 19 de agosto, quando a portaria que autorizou a creche foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Segundo a diretora da unidade escolar, Joelma Bonfim, a instituição até agora não teve um retorno formal da Secretaria de Educação. “Buscamos contato com a secretaria, mas não conseguimos retorno da regional”, afirmou.
De acordo com a escola, o espaço da creche pode comportar 850 crianças, mas devido à pandemia de Covid-19 a Secretaria de Educação determinou que a instituição de ensino deveria se limitar a 680 estudantes. Segundo a SEE, no Recanto das Emas há 1.030 crianças na fila de espera por uma creche.
O espaço da escola conta com sala de cochilo, cantinho da leitura e local de amamentação, além das salas de aula. “Soubemos hoje [terça-feira] que as mães vão fazer um protesto em frente à creche amanhã [quarta]”, informou a coordenadora administrativa da unidade escolar, Karina Alexandre.
A diretora da creche afirma que os funcionários da escola estão atuando como voluntários para receber as crianças, mesmo sem o apoio governamental com as merendas. O objetivo é ajudar as mães que precisam deixar os filhos com alguém para trabalhar. “Essas mães precisam de ajuda, muitos pais precisam trabalhar, mas não foram chamados ainda”, explicou.
Questionada sobre o porquê de não encaminhar as crianças à creche, a Secretaria de Educação respondeu que “o assunto está em análise jurídica”.
Veja os espaços da escola: