Cratera na Asa Sul: rede de esgoto rompeu 21 anos antes do previsto
O rompimento fez parte do asfalto do Setor Policia Sul desabar. Via deve continuar internada até as 12h desta quinta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
A rede de esgoto que foi rompida nesta quarta-feira, em uma via do Setor Policial Sul, se degradou 21 anos antes do esperado. O incidente provocou a abertura de uma cratera na avenida que assustou os brasilienses que passaram pelo local. O trânsito segue interditado e deve ter uma faixa de rolamento liberada até o meio-dia.
O diretor de manutenção e operações da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Carlos Eduardo Pereira, explicou que a degradação dos canos aconteceu de forma prematura.
“As redes, que deveriam durar de 45 a 50 anos, se degradaram em 29. Foi prematuro e não sabemos o motivo”, contou. Carlos explicou que os tubos que romperam eram de concreto e serão substituídos por uma rede de plástico, resistente à corrosão.
Após o incidente, a Caesb acionou técnicos para iniciarem os reparos. A expectativa é de que a parte que compete à Caesb seja finalizada ainda nesta quinta-feira (4/4).
Vamos fazer a recomposição do asfalto com o apoio da Novacap até o início da tarde. Mesmo sem indícios de problemas, vamos trocar o material da outra pista também, de forma preventiva. Se tudo ocorrer bem, até o final do dia concluiremos o outro trecho”, explicou o diretor.
Trânsito interditado
A via da Estrada Parque do Setor Polícial Sul continua totalmente interditada, no sentido Taguatinga, o que causou transtornos para quem passa pelo local. O trânsito ficou lento da altura do Setor Hospitalar Sul até o Setor Gráfico.
Dessa forma, o Detran-DF repassou orientações para que os motoristas peguem rotas alternativas como a EPGU, EPIA, EPNB, EPIG, Eixo Rodoviário Sul e Parque da Cidade.