Cras e Creas seguem abertos e fazem agendamento on-line no DF
A marcação virtual foi implementada em dezembro de 2020 para a retomada do atendimento presencial sem filas e para evitar aglomeração
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) prolongou o horário de atendimento nas duas unidades do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) do DF. Os atendimentos dos serviços de assistência social oferecidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) são realizados pelo modelo de agendamento on-line, que permite marcar as visitas com segurança para servidores e usuários.
Só em janeiro, as 27 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do DF atenderam 15 mil pessoas. Além de acabar com a espera na porta das unidades, o novo modelo ampliou a assistência. São quase mil atendimentos a mais, na comparação com o mesmo período de 2020.
Em relação a 2019, foram quase 2 mil pessoas a mais recebidas só no Cras, onde as famílias carentes do DF se inscrevem no Cadastro Único ou no Bolsa Família. Com isso, elas têm acesso a uma série de benefícios, como o cartão Prato Cheio, auxílios emergenciais, isenção na taxa para confecção de Carteira de Identidade e isenção ou redução da tarifa de água e energia.
Horário marcado
O agendamento foi implementado em dezembro de 2020 para a retomada do atendimento presencial. Desde então, por meio dessa nova metodologia, as equipes programam o horário específico de ida do cidadão ao posto de serviços. A meta é poupar tempo e evitar aglomeração.
Quem busca um benefício assistencial do governo deve encaminhar a demanda por meio do site da Sedes ou pelo telefone 156, na opção 1. O sistema registra as características da família e o histórico do usuário e, por meio de pontuação, marca os atendimentos por ordem de prioridade e necessidade da família.
Em cerca de uma semana, uma equipe retorna a ligação, marcando dia e horário para o atendimento, que ocorre em um prazo médio de 40 a 45 dias – podendo, a critério da família, ser presencial ou remoto. Em algumas regiões, é possível agendar para o dia seguinte. Atualmente, há atendimentos previstos até 12 de março. A Sedes vai abrir vagas para agendamentos até o dia 30. A cada 15 dias, são disponibilizadas cerca de 7 mil vagas.