metropoles.com

CPI do 8/1: PF pede informações sobre depoimentos. Siga a sessão da CLDF

Presidente da CPI, deputado distrital Chico Vigilante (PT) não detalhou os pedidos da Polícia Federal para não comprometer as investigações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Deputado Distrital Chico Vigilante
1 de 1 Deputado Distrital Chico Vigilante - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) pediu informações e documentos referentes aos depoimentos prestados à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa (CLDF). A solicitação chegou aos deputados distritais nessa terça-feira (15/8).

“Nós encaminhamos o que pediram. Certamente são coisas que querem esclarecer, que eles ainda não tinham. E respondemos de pronto”, afirmou o presidente da CPI, deputado distrital Chico Vigilante (PT).

O parlamentar não informou os detalhes aos quais a polícia quis acesso, para não comprometer as investigações da PF. “Mas pediram coisas importantes”, completou Chico.

Para o parlamentar, o pedido é um sinal de que a CPI “tem avançado nas investigações e feito um trabalho sério” para elucidar os ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas por extremistas.

Tentativa de golpe

O diretor do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Leonardo de Castro Cardoso, é ouvido nesta manhã pela comissão, na condição de colaborador. O investigador informou que, na noite da invasão bolsonarista à Esplanada dos Ministérios, a corporação formalizou 206 prisões efetuadas pela Polícia Militar (PMDF).

A maioria dos detidos, segundo Leonardo de Castro, foi presa pelo crime de golpe de Estado. Além disso, nos casos acompanhados diretamente pela Decor — 155 do total —, a maior parte dos criminosos estava no Palácio do Planalto.

Para a próxima semana, a CPI agendou o depoimento de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Acompanhe:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?