CPI aprova requerimento de convocação de major da PM líder de QG preso pela PF
Ao fim de sessão desta quinta-feira (30/3), CPI aprovou requerimentos de convocações e documentos, visando principalmente ato golpista em QG
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quinta-feira (30/3), o requerimento para ouvir Cláudio Mendes dos Santos, major da reserva da corporação que liderou o acampamento golpista em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. O requerimento é de autoria do distrital Fábio Felix (PSol).
Cláudio Mendes dos Santos, 49 anos, ficou por mais de 60 dias no acampamento bolsonarista em frente ao QG do Exército e fugiu após os atos golpistas cometidos em 8 de janeiro.
Posteriormente, via WhatsApp, ele chegou a comemorar: “Ainda não ‘tô’ preso”. O militar foi detido no âmbito da operação Lesa Pátria, no Riacho Fundo, região administrativa do Distrito Federal.
As investigações revelaram que o major teria ensinado táticas de guerrilha para os participantes do acampamento. O PM usava do título para endossar discursos a favor de uma intervenção antidemocrática no país.
O oficial era um dos que mais discursava no palco improvisado, montado em um caminhão estacionado no acampamento, e chegou a levar o filho de 8 anos para o local de concentração dos bolsonaristas. Ele se apresentava como “major Cláudio Santa Cruz” e se vangloriava por ter sido do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Mais aprovações
Outros requerimentos aprovados nesta manhã incluem o que pede acesso à lista de pessoas hospedadas no Distrito Federal entre 6 e 9 de janeiro e o acesso a documentos trocados entre a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Exército Brasileiro (EB) sobre o acampamento bolsonarista em Brasília. Ambos são do deputado Pastor Daniel de Castro (PP).
O deputado ainda teve aprovado um documento que pede que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) repasse detalhes sobre ônibus e passageiros que chegaram ao Distrito Federal entre os dias 1º e 8 de janeiro de 2023.
Os deputados também concordaram com o requerimento que pede informações sobre a difusão dos relatórios de inteligência da SSP-DF, do deputado Fábio Felix (PSol).
Por fim, houve aprovação de um requerimento com pedido de informações de Inquéritos da Policial Militar (IPM). A CLDF solicita os documentos da corporação que correspondem aos Praças e aos Oficiais, “tanto os finalizados quanto os em andamento, sobre os atos atidemocráticos ocorridos em Brasília”.