metropoles.com

CPI aprova convocação de major da PM preso e reconvocação de Naime

Flávio Silvestre de Alencar, major da PMDF preso que ordenou recuo do Choque, e coronel Naime, ex-comandante de Operações, serão ouvidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Ex-comandante de Operações da PMDF e atualmente preso, coronel Jorge Eduardo Naime presta depoimento na CPI dos Atos Antidemocráticos do dia 8 de Janeiro 6
1 de 1 Ex-comandante de Operações da PMDF e atualmente preso, coronel Jorge Eduardo Naime presta depoimento na CPI dos Atos Antidemocráticos do dia 8 de Janeiro 6 - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, em andamento na Câmara Legislativa, aprovou nesta quinta-feira (1º/6) dois requerimentos pedindo as convocações de depoentes.

Os distritais decidiram reconvocar o coronel Jorge Eduardo Naime, ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Naime já prestou depoimento aos distritais, mas a oitiva do general do Exército Gustavo Henrique Dutra apontou um conflito de versões.

O PM chegou a dizer que as forças de segurança do DF foram chamadas para desmobilizar o acampamento golpista em frente ao Quartel-General do Exército por mais de uma ocasião, mas que o Comando Militar do Planalto (CMP), que Dutra estava à frente, havia ordenado o recuo.

Ele ainda citou uma briga entre o general do Exército e o então interventor da Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli, em que Dutra teria impedido prisões na noite de 8 de janeiro, após a tentativa de golpe.

O general rebateu as acusações de Naime de que teria impedido a desmobilização do acampamento golpista e argumentou que a detenção dos golpistas foi coordenada para evitar mortes, acontecendo dia 9, inclusive, após acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Major preso

Ainda foi aprovado o requerimento da convocação de Flávio Silvestre de Alencar, major da PMDF preso em 23 de maio, durante a 12ª fase da Operação Lesa Pátria.

No dia do ato golpista, ele ordenou a saída do Batalhão de Choque da lateral do Congresso Nacional, argumentando que seria uma ação necessária para resgatar o então comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Fábio Augusto Vieira, e outros policiais feridos. Além dos requerimentos, a CPI vai ouvir o general Augusto Heleno, ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL).

Os deputados aprovaram ainda um convite, extrapauta, ao diretor do Departamento da Polícia Especializada da Polícia Civil do DF, Victor Dan de Alencar Alves.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?