metropoles.com

CPF será exigido para emissão da identidade a partir desta sexta

A regra vale também para menores de 18 anos, inclusive crianças e recém-nascidos, que precisarão ter número de cadastro próprio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
CPF
1 de 1 CPF - Foto: Divulgação

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) passará a ser exigido para a emissão da carteira de identidade (RG) no site da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) a partir desta sexta-feira (13/12/2019).

A regra vale também para menores de 18 anos, inclusive crianças e recém-nascidos, que precisarão ter número de CPF próprio e não poderão efetuar o agendamento utilizando o cadastro de pais ou responsáveis legais.

A nova medida acompanha a determinação do governo federal, de utilização do CPF como instrumento suficiente para exercício de obrigações e direitos ou obtenção de benefícios (Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019).

Com a mudança, a PCDF espera otimizar o atendimento à população em pelo menos 300 vagas diariamente. O número equivale a quase um terço das mais de 1 mil vagas liberadas por dia.

A corporação deseja ainda reduzir o número de pessoas que realizam dois ou mais agendamentos por nome, comparecendo uma única vez no Posto de Identificação — sem, no entanto, liberar os outros horários agendados para demais interessados. Isso acaba acarretando ociosidade de vagas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?