Covid: nova vacina bivalente começa nesta 6ª no DF. Veja público-alvo
Para esta etapa da imunização, é necessário ter sido vacinado com a última dose há mais de seis meses
atualizado
Compartilhar notícia
A nova fase de aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 começará nesta sexta-feira (8/12) na capital federal. A medida atende a uma determinação do Ministério da Saúde, diante da identificação de novas variantes do vírus no país.
Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a rede do DF está abastecida com imunizantes em todos os pontos da vacinação, e ainda há estoque na Rede de Frio.
Nessa fase, o público-alvo para a imunização abrangerá pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidas, acima de 12. Será necessário ter recebido última dose há mais de seis meses. No site da secretaria, está disponível a lista com todos os locais de vacinação.
Quem for se vacinar precisa apresentar o cartão de vacinas, o número do cartão do SUS, um documento oficial de identificação, como RG ou CPF. Caso o paciente não tenha cartão de vacina, basta comparecer ao local; a equipe tentará localizar o histórico vacinal, por meio dos sistemas de registro.
As novas variantes identificadas foram a JN.1 e JG.3. A subvariante JN.1, inicialmente detectada no Ceará, tem ganhado proporção global e corresponde, hoje, a 3,2% dos registros confirmados em todo o mundo, segundo o Ministério da Saúde. A sublinhagem JG.3, também constatada no mesmo estado, tem sido monitorada em Goiás, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Cobertural vacinal no DF
De acordo com os dados da SES-DF, cerca de 82,3% da população da capital federal receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Porém, essa cobertura cai quando se analisam as próximas doses.
Para a primeira aplicação da bivalente, por exemplo, apenas 24,4% do público-alvo procurou receber a vacina.