Covid: UnB troca novamente vestibular pelo Enem e faz mudança no PAS
Como medidas de segurança sanitária, universidade muda regras de seleções. O Acesso Enem será usado novamente para ingresso na UnB em 2021
atualizado
Compartilhar notícia
O vestibular da Universidade de Brasília (UnB) foi cancelado novamente. Diante da grave situação da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal e no Brasil, a instituição de ensino decidiu fazer mudanças em seus processos seletivos, inclusive no Programa de Avaliação Seriada (PAS).
Não haverá vestibular em 2021. As vagas serão ocupadas por estudantes inscritos no edital Acesso Enem UnB. O sistema usa notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tem inscrição gratuita. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) tomou a decisão na tarde desta quarta-feira (25/3).
A medida repete o que a UnB já fez neste ano, ao substituir o Vestibular 2020 pelo Acesso Enem. O processo seletivo está em curso. Contudo, o Cepe decidiu fazer uma retificação, ampliando o período de inscrição e o número de vagas. Além disso, poderão ser usadas as notas do Enem dos últimos três anos.
“Normalmente, usaríamos apenas a nota da última edição do Enem. Mas, como estamos vivendo uma situação completamente atípica, achamos por bem ampliar”, detalhou o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira.
A UnB vai publicar o edital de retificação em breve. O documento trará a quantidade de vagas e novas datas.
PAS
No caso do PAS, o ingresso será concentrado no 2º semestre de 2021, com início programado para 17 de janeiro de 2022. Tradicionalmente, o acesso é dividido nos dois semestres do ano letivo.
Não há data ainda para a realização das provas da etapa 3 do PAS. Os exames estavam marcados para 7 de março de 2021, mas foram cancelados, justamente, em função de medidas sanitárias contra o avanço da Covid-19.
A proposta da UnB é realizar as provas de forma segura, garantindo a finalização do subprograma 2018-2020. A UnB também ainda não definiu datas das novas provas das etapas 1 e 2 do PAS.
Veja as principais mudanças definidas pela instituição nesta quarta: