metropoles.com

Covid também é risco para os pets. Confira dicas para protegê-los

Hospital Veterinário Público (Hvep) oferece tratamento gratuito para animais domésticos e vai ampliar atendimentos no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pet
1 de 1 Pet - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Covid-19 matou uma gata em Caxias do Sul e acendeu a luz de alerta entre os tutores. Não há comprovação cientifica da transmissão entre animais e pessoas, mas especialistas recomendam cuidados, como o distanciamento.

Segundo a infectologista do Hospital Regional da Asa Norte, Ana Helena Germoglio, cães e gatos estão mais suscetíveis a contrair a Covid-19, mas na maioria dos casos é assintomático ou apresenta sintomas leves.

“Caso os tutores testem positivo para a doença, é aconselhável manter distância do animal porque não sabemos o potencial de transmissão do novo coronavírus”, aconselhou.

De acordo com a veterinária do Hospital Veterinário Público (Hvep) Liandra Dall, os pets podem ser vetores de transmissão da doença por causa da carga viral passada por seus tutores.

Para a veterinária, na hora do lazer, o tutor deve seguir os protocolos de segurança sanitária, como o uso de máscara e álcool gel e mantenha o distanciamento social, tanto ele quanto do seu pet e de outros animais.

“Ao chegar em casa, é preciso higienizar as patas do animal com água e sabão. Também existem lenços umedecidos próprios, mas também pode usar aqueles que não têm álcool na composição”, completou.

Hospital Veterinário Público

O Hospital Veterinário Público (Hvep) oferece tratamento gratuito para animais de pequeno porte. A unidade fica no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga Norte. O perfil no Instagram é @hvepbrasiliadf.

O horário de funcionamento é de 7h30 às 17h, exceto em feriados. A triagem ocorre até às 15h. Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), a unidade receberá investimentos para ampliar o atendimento.

A unidade atende 50 casos por dia. Com a ampliação, a promessa é tratar 100 situações diariamente. No total, serão investidos, aproximadamente, R$ 2,8 milhões por ano na unidade. (Com informações da Agência Brasília)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?