metropoles.com

Covid: Saúde libera Pfizer para doses de reforço em toda a população

Medida passou a valer esta semana. Pasta também autorizou servidores a abrirem novos frascos de vacina mesmo no fim do expediente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
Fotografia colorida de vacinação
1 de 1 Fotografia colorida de vacinação - Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) determinou que a vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech pode ser utilizada, além de primeira e segunda dose, como dose de reforço seja terceira ou quarta dose. A medida passou a valer na segunda-feira (13/6).

De acordo com o documento, assinado pelo Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 da pasta, a medida visa combater a baixa procura das doses de reforço.

Anteriormente, a Pfizer era reservada para a vacinação de adolescentes e, as vacinas de outras marcas, eram aplicadas como reforço. Agora, as faixas etárias aptas a receberem o reforço podem procurar pelo imunizante da BioNTech.

Ibaneis: 4ª dose para o público de 40 anos deve ser liberada em breve

A Saúde também publicou uma autorização para que os servidores abram novos frascos de vacina mesmo em horários próximos ao fim do expediente. A intenção é não perder a chance de vacinar a população.

“Também a partir de 13/06 os usuários terão direito de escolha do imunizante de sua preferência, seja para iniciar esquema ou para 1ª e 2ª dose de reforço, mesmo que isso implique em abertura de frasco próximo ao fechamento da unidade. O aumento da perda está previsto, considerando que neste momento a prioridade é não perder a oportunidade de vacinação, considerando o alto número de usuários que não retornaram para o reforço”, diz a circular.

A cada 10 mortos pela Covid no DF, 7 não completaram o esquema vacinal

Covid

A taxa de transmissão da Covid-19 registrou a sétima alta seguida no Distrito Federal. Nesta segunda-feira (13/6), o indicador chegou a 1,84, ou seja, um grupo de 100 pessoas é capaz de infectar outras 184. No fim da última semana, o valor era de 1,80.

Durante o fim de semana, o DF registrou 8.711 novos casos e uma morte pela doença. O óbito foi de um homem, com 80 anos ou mais, e sem nenhuma comorbidade.

Desde o início da crise sanitária, o DF registrou 749.623 infecções e 11.701 óbitos pela doença.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?