Covid: Saúde libera Pfizer para doses de reforço em toda a população
Medida passou a valer esta semana. Pasta também autorizou servidores a abrirem novos frascos de vacina mesmo no fim do expediente
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) determinou que a vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech pode ser utilizada, além de primeira e segunda dose, como dose de reforço seja terceira ou quarta dose. A medida passou a valer na segunda-feira (13/6).
De acordo com o documento, assinado pelo Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 da pasta, a medida visa combater a baixa procura das doses de reforço.
Anteriormente, a Pfizer era reservada para a vacinação de adolescentes e, as vacinas de outras marcas, eram aplicadas como reforço. Agora, as faixas etárias aptas a receberem o reforço podem procurar pelo imunizante da BioNTech.
Ibaneis: 4ª dose para o público de 40 anos deve ser liberada em breve
A Saúde também publicou uma autorização para que os servidores abram novos frascos de vacina mesmo em horários próximos ao fim do expediente. A intenção é não perder a chance de vacinar a população.
“Também a partir de 13/06 os usuários terão direito de escolha do imunizante de sua preferência, seja para iniciar esquema ou para 1ª e 2ª dose de reforço, mesmo que isso implique em abertura de frasco próximo ao fechamento da unidade. O aumento da perda está previsto, considerando que neste momento a prioridade é não perder a oportunidade de vacinação, considerando o alto número de usuários que não retornaram para o reforço”, diz a circular.
A cada 10 mortos pela Covid no DF, 7 não completaram o esquema vacinal
Covid
A taxa de transmissão da Covid-19 registrou a sétima alta seguida no Distrito Federal. Nesta segunda-feira (13/6), o indicador chegou a 1,84, ou seja, um grupo de 100 pessoas é capaz de infectar outras 184. No fim da última semana, o valor era de 1,80.
Durante o fim de semana, o DF registrou 8.711 novos casos e uma morte pela doença. O óbito foi de um homem, com 80 anos ou mais, e sem nenhuma comorbidade.
Desde o início da crise sanitária, o DF registrou 749.623 infecções e 11.701 óbitos pela doença.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.