Covid: ocupação de UTIs pediátricas chega a 90% na rede pública do DF
Na tarde desta quinta (18/3), a ocupação geral de leitos de UTI públicos voltados para o tratamento do novo coronavírus é de 95,84%
atualizado
Compartilhar notícia
A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) voltadas para pacientes pediátricos com Covid-19 na rede pública do Distrito Federal é de 90% nesta quinta-feira (18/3). Dos 10 leitos de UTI existentes para tratar crianças com o novo coronavírus em hospitais públicos da capital, nove estão ocupados nesta tarde. Os dados constam na atualização mais recente, ainda das 14h10, do sistema InfoSaúde, do Governo do Distrito Federal.
A internação de meninos e meninas da capital com formas grave de Covid vem subindo. Em todo o ano de 2020, apenas oito crianças brasilienses precisaram de leitos de UTI no DF. Os dois primeiros meses de 2021 quase se igualam ao total do ano anterior.
Segundo o Hospital da Criança de Brasília (HCB), onde estão os leitos pediátricos da capital, a taxa de ocupação de 90% já havia sido em julho de 2020: de lá para cá, esse foi índice máximo alcançado.
Nesta tarde, uma boa notícia. Cinco das nove crianças internadas em UTI no HCB tiveram resultado negativo para o exame da Covid-19 e serão remanejadas. Assim, a taxa de ocupação dos leitos pediátricos destinados a pacientes com o novo coronavírus deve cair para 40% nas próximas horas.
Atendimento
Nessa quarta-feira, a Secretaria de Saúde (SES) colocou o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) como referência para tratamento de crianças com suspeita de Covid-19. Até então, as crianças deveriam ser levadas ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
A superlotação no Hran motivou a pasta a fazer a mudança. Agora, os 20 pediatras que atuavam na unidade foram transferidos temporariamente para atenderem no Hmib, localizado na L2 Sul.
O Hmib também atenderá pacientes com outros sintomas respiratórios, como bronquiolilte e pneumonia. Desta forma, a unidade dividiu as alas de internação do pronto-socorro e enfermaria para crianças com ou sem a Covid-19.
Vagas gerais
Ainda conforme o InfoSaúde, nesta quinta-feira, a ocupação atual de UTIs para tratamento do novo coronavírus, no geral, é de 95,84%.
No momento, há, na rede pública, 367 leitos para Covid-19 ocupados e 18 vagos. Desses disponíveis, somente um é pediátrico, três são neonatais e 14 adultos. Outros 24 estão bloqueados ou aguardando liberação.
Além disso, até as 14h30, a lista de espera por UTI na rede pública tinha 243 pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus aguardando leitos. Já a fila por UTIs em geral tem 328 pacientes. Este último dado foi atualizado às 13h45.
Veja os dados:
A rede privada de saúde está com taxa de ocupação de 98,72%. São 387 leitos de UTI Covid ocupados, apenas seis disponíveis — um deles é pediátrico — e há outro bloqueado. Os dados sobre as UTIs em hospitais particulares do DF foram atualizados pela última vez às 11h10.