Covid: OAB-DF pede vacina para pessoas com doenças raras e deficientes
Presidente de Comissão de Direito à Saúde da Ordem diz que grupo é extremamente vulnerável e que a vacinação também protegerá as famílias
atualizado
Compartilhar notícia
A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) solicitou a inclusão das pessoas com deficiência e doenças raras na prioridade na vacinação da Covid-19.
Segundo a a presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB-DF, Alexandra Moreschi, esses grupos são populações extremamente vulneráveis.
“Os cadeirantes estão com a mão o tempo todo na roda”, apontou. Para Moreschi, autistas enfrentam dificuldades para seguir os protocolos sanitários na pandemia, como o uso de máscara, distanciamento e álcool em gel.
“Então é importante que estas pessoas estejam imunizadas para ter uma garantia não só para elas, mas para suas famílias. Uma vez que essas pessoas são extremamente vulneráveis”, argumentou.
“E as pessoas com doenças raras têm situações de saúde e comorbidades muito graves. Então por esse motivo é necessária a vacinação.
Requerimento
A OAB-DF encaminhou um requerimento ao Governo do Distrito Federal (GDF) solicitando a inclusão destas pessoas no grupo de prioridades na imunização.
Leia o documento na íntegra:
Requerimento – Pessoas com deficiência e doenças raras by Metropoles on Scribd
Outro lado
O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Saúde para falar sobre o tema. O espaço está aberto caso a pasta deseje se manifestar sobre a questão.