Covid: hospitais de campanha serão entregues em 15 dias, diz Ibaneis
O governador do DF informou a previsão de abertura das unidades em sua conta no Twitter, na tarde desta terça-feira (9/3)
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) informou, nesta terça-feira (9/3), que os três hospitais de campanha prometidos para pacientes com Covid-19 têm previsão de entrega em 15 dias. As novas unidades serão instaladas no Gama, no Ginásio Nilson Nelson e em Santa Maria, e somarão 300 leitos, 100 em cada.
A declaração do governador foi feita por meio de sua conta no Twitter. Confira, abaixo:
Além da contratação de mais 3 Hospitais de Campanha e da abertura de novos leitos de UTI diariamente, também fizemos novas chamadas pra aumentar as equipes porque não adianta leitos sem profissionais. A previsão é que os Hospitais estejam em funcionamento em 15 dias. (3/3)
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) March 9, 2021
De acordo com o chefe do Executivo local, o Governo do Distrito Federal (GDF) liberou R$ 36 milhões para a inauguração das unidades. Nessa segunda (8/9), foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF) um aviso de licitação, do tipo menor preço, para contratação, por meio da Secretaria de Saúde, de empresa especializada para construção dos três hospitais.
Ocupação de leitos de UTI
A taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) voltados para pacientes com Covid-19 na rede pública do Distrito Federal caiu para 93,24% no início da tarde desta terça-feira (9/3). O dado é do sistema InfoSaúde, do GDF, atualizado às 12h10. Pela manhã, o índice havia ficado em 95,4%.
No momento, há 262 leitos para Covid-19 ocupados e 19 vagos na rede pública. Dos leitos disponíveis, oito são pediátricos, quatro neonatais e apenas sete adultos. Outros 10 estão bloqueados ou aguardando liberação.
Já a rede privada de saúde está com taxa de ocupação de 94,67% no início desta tarde. Os dados foram atualizados às 12h10. São 233 leitos de UTI Covid ocupados, 13 disponíveis (todos adultos) e um bloqueado.