Covid: DF ultrapassa 56% da população com vacinação completa
A capital espera nova remessa do Ministério da Saúde para retomar plenamente a imunização dos adolescentes
atualizado
Compartilhar notícia
Desde o início da vacinação contra a Covid-19 de pessoas com mais de 12 anos, o Distrito Federal atingiu a marca de 56% de moradores com o ciclo completo de imunização, seja com duas doses seja com a dose única. No total, 1,4 milhão de homens, mulheres e adolescentes estão protegidos contra o novo coronavírus.
Os dados são da Secretaria de Saúde e levam em conta pessoas imunizadas até as 19h de sexta-feira (15/10). Atualmente, a faixa etária que menos se vacinou foi a que compreende o grupo de 30 a 39 anos – 75% receberam a primeira dose. Em todas as outras idades, esse percentual ultrapassou 80%.
A vacinação na capital teve início em 19 de janeiro, mas a população em geral foi chamada para se proteger contra o coronavírus em 1º de fevereiro, começando pelos maiores de 80 anos. Em 28 de setembro, chegou a vez dos jovens com mais de 12 anos. Assim, todo o público imunizável pode se proteger no DF.
A capital também aplica a dose de reforço em pessoas idosas e profissionais de saúde. Moradores com mais de 60 anos podem receber a terceira dose seis meses depois de completarem o ciclo vacinal. Podem buscar a dose adicional os profissionais de saúde que completaram o ciclo vacinal até o dia 15 de abril.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é que cerca de 6 mil profissionais sejam contemplados. Para receber a aplicação extra, é necessário apresentar crachá, contracheque ou alguma identificação que comprove vínculo de atuação em hospitais, postos de saúde ou outro local previsto.
Adolescentes
Apesar de a imunização dos adolescentes acontecer desde setembro em Brasília, em 6 de outubro o Governo do Distrito Federal (GDF) chegou a suspender a aplicação nas pessoas menores de idade. Na última quarta-feira (13/10), a Secretaria de Saúde conseguiu retomar parcialmente a imunização dessa faixa etária, após remanejamento de doses.
Segundo o subsecretário de Vigilância Epidemiológica do DF, Divino Valério, a pasta fez a recontagem dos estoques na Região Norte (Planaltina e Sobradinho), descobrindo aproximadamente 1,5 mil doses do imunizante autorizado para aplicação nos menores de 18 anos.
O DF espera nova remessa do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (18/10) para retomar completamente a imunização para esse grupo. Conforme explicou Valério, em coletiva de imprensa, as doses foram prometidas pela pasta federal e devem ser o suficiente para conseguir continuar o ciclo vacinal de todos os adolescentes da capital.
Ritmo
O DF tem acompanhado o ritmo de vacinação imposto pelo MS. A campanha de imunização nacional começou em 17 de janeiro, com a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Atualmente, o país aplica quatro vacinas: a Coronavac; a AstraZeneca, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocurz) em parceria com a Universidade de Oxford; a produzida pelas farmacêuticas Pfizer e Biontech; e a da Janssen.