metropoles.com

Covid: DF tem 57 casos confirmados da variante Delta e 109 em investigação

Secretário de Saúde atribuiu a alta taxa da Delta por 100 mil habitantes no DF à celeridade nos exames de sequenciamento genômico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
testagem teste de CoViD 19 voltada a assintomáticos
1 de 1 testagem teste de CoViD 19 voltada a assintomáticos - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O número de infectados no Distrito Federal com a variação Delta da Covid-19 subiu de 51 para 57 casos confirmados. Entre eles, 51 foram analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) e seis pelo Hospital da Criança.

Além disso, a Secretaria de Saúde investiga outros 109 possíveis contaminados. São pessoas que tiveram contato com algum paciente confirmado e estão isoladas aguardando exames. Até o momento, quatro indivíduos morreram na capital após infecção com a variante, identificada na Índia, e considerada mais transmissível que mutações anteriores do coronavírus.

Nesta segunda-feira (2/8) o DF estava no topo entre as unidades da Federação com maior taxa de infectados por 100 mil habitantes. Segundo dados do Ministério da Saúde, em números absolutos, o DF só fica atrás do Rio de Janeiro (RJ), que hoje tem 99 casos com sequenciamento rastreado. O DF tem população estimada de 3 milhões de habitantes. O RJ, o terceiro estado mais populoso do Brasil, tem 17,4 milhões de habitantes.

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, no entanto, acredita que os números elevados devem-se ao rastreamento e à celeridade nos exames feitos para identificar a variante.

“O DF tem se empenhado bastante na realização do sequenciamento genômico das amostras. Alguns estados encaminham o material para laboratório de referência nacional. Isso pode aumentar o tempo de espera para resultado em até 3 meses. No DF, nós fazemos os exames. Isso reduziu prazo de identificação de 15 para 7 dias. O que estamos fazendo é uma identificação rápida”, afirmou o titular da pasta na capital.

Surto no Hospital de Apoio

Em 25 de julho, a Secretaria de Saúde confirmou que o Hospital de Apoio de Brasília (HAB) passava por um surto de Covid-19. Nesta segunda-feira, a pasta informou que 60 pessoas da unidade foram confirmadas com Covid, até o momento. Entre elas, 26 com a variante Delta e três com a Gama.

Além disso, 109 pessoas que tiveram contato primário ou profissional com os infectados estão em investigação. Devido às contaminações, o HAB suspendeu as internações na unidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?