Covid: DF tem 57 casos confirmados da variante Delta e 109 em investigação
Secretário de Saúde atribuiu a alta taxa da Delta por 100 mil habitantes no DF à celeridade nos exames de sequenciamento genômico
atualizado
Compartilhar notícia
O número de infectados no Distrito Federal com a variação Delta da Covid-19 subiu de 51 para 57 casos confirmados. Entre eles, 51 foram analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) e seis pelo Hospital da Criança.
Além disso, a Secretaria de Saúde investiga outros 109 possíveis contaminados. São pessoas que tiveram contato com algum paciente confirmado e estão isoladas aguardando exames. Até o momento, quatro indivíduos morreram na capital após infecção com a variante, identificada na Índia, e considerada mais transmissível que mutações anteriores do coronavírus.
Nesta segunda-feira (2/8) o DF estava no topo entre as unidades da Federação com maior taxa de infectados por 100 mil habitantes. Segundo dados do Ministério da Saúde, em números absolutos, o DF só fica atrás do Rio de Janeiro (RJ), que hoje tem 99 casos com sequenciamento rastreado. O DF tem população estimada de 3 milhões de habitantes. O RJ, o terceiro estado mais populoso do Brasil, tem 17,4 milhões de habitantes.
O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, no entanto, acredita que os números elevados devem-se ao rastreamento e à celeridade nos exames feitos para identificar a variante.
“O DF tem se empenhado bastante na realização do sequenciamento genômico das amostras. Alguns estados encaminham o material para laboratório de referência nacional. Isso pode aumentar o tempo de espera para resultado em até 3 meses. No DF, nós fazemos os exames. Isso reduziu prazo de identificação de 15 para 7 dias. O que estamos fazendo é uma identificação rápida”, afirmou o titular da pasta na capital.
Surto no Hospital de Apoio
Em 25 de julho, a Secretaria de Saúde confirmou que o Hospital de Apoio de Brasília (HAB) passava por um surto de Covid-19. Nesta segunda-feira, a pasta informou que 60 pessoas da unidade foram confirmadas com Covid, até o momento. Entre elas, 26 com a variante Delta e três com a Gama.
Além disso, 109 pessoas que tiveram contato primário ou profissional com os infectados estão em investigação. Devido às contaminações, o HAB suspendeu as internações na unidade.