Covid: DF registra 626 novos casos em uma semana e transmissão aumenta
Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a taxa de transmissão da Covid-19 subiu para 1,36 nesta quarta-feira (6/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Após a chegada da nova variante da Covid-19, a Éris, o Distrito Federal registrou um aumento de casos. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), em uma semana, foram registrados 626 novas infecções da doença.
Na semana epidemiológica anterior, entre 21 e 29 de agosto, foram 497 novos casos. Esse aumento de infecções fez a taxa de transmissão da doença chegar a 1,36 — o que mostra que um grupo de 100 contaminados irá transmitir a doença para outros 136, o que significa uma aceleração da pandemia, ainda que com números absolutos baixos.
Entre 30 de agosto e 6 de setembro, a Secretaria de Saúde confirmou mais dois óbitos por complicações pela Covid-19. As mortes ocorreram em 21 de maio. As pacientes eram duas mulheres, uma com idade entre 70 e 79 anos, e outra com 80 anos ou mais, ambas com comorbidades. Até o momento, foram 11.888 óbitos ocorridos no DF, sendo 35 em 2023.
Nova variante
A nova subvariante da Ômicron, denominada de EG.5.1, apelidada internacionalmente de Éris, já circula, pelo menos, desde fevereiro, tendo sido confirmada em mais de 50 países. No Brasil, o primeiro caso reportado foi em São Paulo em 17 de agosto.
No DF, a Éris foi registrada pela primeira vez na última semana, em 30 de agosto. A brasiliense infectada é um bebê de 6 meses. Ela foi levada ao Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) com sintomas respiratórios em 11 de agosto, e ficou internada por três dias, tendo alta em 14 de agosto.
Segundo a SES-DF, não há indicativo de que a subvariante seja mais letal ou mais contagiosa que a Ômicron.
Vacinação
Até 4 setembro, a média da cobertura vacinal contra a Covid-19 é de 81,9% para uma dose e de 78,7% para as duas doses. Todas as faixas etárias acima dos 12 anos de idade estão com pelo menos 81,2% de cobertura para as duas doses. No entanto, somente 51,3% da população retornou às unidades de saúde para receber pelo menos um reforço.
Mesmo com variante Éris confirmada, só 20% tomaram a Bivalente no DF
Entre as crianças, 43,9% dos meninos e meninas de 5 a 11 anos não tomaram a segunda dose. O índice sobe para 82,7% para os de 3 e 4 anos e 90,4% para os bebês de um ano a seis meses. As crianças de 5 a 11 anos podem receber uma dose de reforço, mas somente 11,8% já foram levadas a um local de vacinação.
A SES-DF conta com cerca de 100 locais de vacinação de segunda a sexta-feira com oferta de imunizantes contra a Covid-19. Também há ações aos fins de semana e em locais de grande concentração de pessoas, como em escolas, shoppings e feiras. Também são disponibilizadas vacinas contra a gripe e outras doenças. Veja a lista de locais de vacinação aqui.