Covid: DF receberá novas doses até sexta para ampliar imunização
Nesta sexta-feira (26/3), profissionais de saúde da rede particular começam a ser contemplados na campanha de vacinação
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal esperava receber, nesta quarta-feira (24/3), 59,8 mil doses de vacinas contra Covid-19, encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Após a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do DF divulgar, mediante e-mail, por volta de 9h30, que esta remessa chegaria à capital hoje, a pasta emitiu novo comunicado, uma hora depois, voltando atrás.
De acordo com a secretaria, o Ministério da Saúde informou agora “que nova remessa de vacina será enviada para o Distrito Federal entre quinta e sexta-feira desta semana, mas ainda sem confirmação de horário e quantitativo”.
O Metrópoles entrou em contato com a assessoria de comunicação do ministério, para um posicionamento quanto ao adiamento da entrega. Em nota, o órgão disse que, “para concretizar a distribuição de vacinas, depende da entrega do quantitativo enviado pelos laboratórios fabricantes”.
“Esse cronograma de entregas, passado pelos fornecedores ao ministério, pode sofrer alterações. De posse das doses, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) organiza o cronograma de distribuição para as unidades federativas (UFs). Para esta semana, está prevista nova remessa de doses das vacinas Covid-19 aos estados, e as informações serão divulgadas assim que o cronograma estiver finalizado.”
A chegada de um novo lote é esperada para a capital iniciar, nesta sexta-feira (26/3), a imunização de profissionais de saúde da rede privada do DF. De acordo com a Secretaria de Saúde, para esse grupo, será obrigatório o agendamento, a partir desta quinta-feira (25/3), pelo site vacina.saude.df.gov.br. A pasta receberá uma listagem completa das entidades representativas desse grupo, o que irá auxiliar no cadastro dos trabalhadores autorizados.
Na próxima semana, por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), pelo menos 25 categorias profissionais serão incluídas na lista de prioridades de vacinação no Distrito Federal. A decisão do chefe do Executivo local beneficia diretamente as pessoas que, por força da atividade, ficam expostas diariamente à infecção pelo novo coronavírus.
O Metrópoles listou o cronograma das categorias anunciadas pelo governo local para receber a vacina nos próximos dias. O primeiro calendário será exclusivo para profissionais que não atuam na linha de frente da Covid e, a partir da próxima semana, outras categorias que estão nos serviços essenciais. Vale frisar que, a depender da Secretaria de Saúde, outros segmentos podem ser incluídos. Confira:
A partir de sexta-feira (26/3), mediante agendamento:
- Médicos;
- Enfermeiros;
- Nutricionistas
- Fisioterapeutas;
- Terapeutas ocupacionais;
- Biomédicos;
- Farmacêuticos;
- Odontólogos;
- Fonoaudiólogos;
- Psicólogos;
- Assistentes sociais;
- Médicos veterinários
- Técnicos veterinários;
- Trabalhadores de consultórios
- Trabalhadores de clínicas
- Trabalhadores de laboratórios;
- Profissionais de farmácias;
- Agentes funerários;
- Servidores do Instituto Médico Legal (IML)
A partir da próxima semana, a depender das remessas da União:
- PCDF;
- PMDF;
- Corpo de Bombeiros (CBMDF);
- Detran;
- Procon-DF;
- DF Legal
Até a noite dessa terça-feira (23/3), 228.491 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na capital. Destas, 70.299 foram contempladas com a segunda aplicação.