Covid: DF quer aplicar 500 mil segundas doses da vacina em julho e agosto
Parte do quantitativo já está reservada na Rede de Frio Central apenas para quem vai receber a D2
atualizado
Compartilhar notícia
A expectativa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) é aplicar 224.946 segundas doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca no mês de julho. As aplicações previstas para o período devem somar mais de 560 mil segundas doses aplicadas durante a campanha.
Em agosto, o GDF aguarda o retorno de 264.019 pessoas aos pontos de vacinação. Estarão retornando os primeiros vacinados com a Pfizer-BioNTech, em maio, além daqueles que receberam AstraZeneca, também em maio. O número de vacinas que serão aplicadas em agosto pode aumentar a depender da chegada de mais doses da CoronaVac.
A Secretaria de Saúde esclarece que é por isso que há vacinas em estoque na Rede de Frio Central, destinadas ao uso da segunda dose, garantindo, assim, a imunização completa.
“Essa reserva de vacinas para D2 tem sido criticada por quem não entende como ocorre a vacinação. Temos que garantir o reforço vacinal na data indicada no cartão de vacina. Para isso, temos que fazer a gestão de todas as doses que recebemos, seja a primeira ou segunda aplicação”, explica o secretário de saúde, Osnei Okumoto.
Além disso, a pasta afirma que no Distrito Federal, não houve, em momento algum, falta de vacinas para segunda dose, como ocorreu em vários municípios brasileiros que não reservaram o imunizante para complemento do esquema vacinal. (Com informações da Saúde do DF)