Covid: confira quem pode tomar vacina neste sábado (29/5) no DF
Seis postos drive-thru estarão abertos das 9h às 17h para atender grupos prioritários autorizados a receber a imunização
atualizado
Compartilhar notícia
O fim de semana vai ser de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. Seis postos drive-thru estarão abertos neste sábado (29/5) e domingo (30), das 9h às 17h, para receber os brasilienses que se enquadram nos grupos prioritários autorizados a receber a imunização.
Os endereços são: Taguaparque, Uniplan (Águas Claras), Sesc de Ceilândia, Parque da Cidade (Estacionamento 12), Torre de TV e no Mané Garrincha.
Até a noite de sexta (28), 623.404 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina no DF e 318.404, a segunda aplicação.
Veja outros grupos que podem ser imunizados neste sábado:
- População com 60 anos ou mais (sem agendamento);
- Profissionais de saúde (agendados);
- Pacientes em internação domiciliar;
- Povos indígenas;
- Pessoas com 25 anos ou mais com comorbidades (que tenham agendado);
- Indivíduos com síndrome de Down (com 18 anos ou mais);
- Pacientes que fazem hemodiálise (com 18 anos ou mais);
- Imunossuprimidos (com 18 anos ou mais);
- Gestantes e puérperas com comorbidades (com 18 anos ou mais);
- Pessoas com deficiência inscritas no BPC (com 18 anos ou mais).
Confira os postos de vacinação no fim de semana no DF:
Agendamento
Para pessoas com mais de 25 que têm comorbidades e que já fizeram o cadastro, o agendamento continua aberto. Até a noite de sexta, 36 mil das 70 mil vagas haviam sido preenchidas. No site vacina.saude.df.gov.br é possível escolher data, horário e local. Moradores do DF reclamaram nas redes sociais de instabilidade na plataforma.
Em nota, a secretaria disse que “o sistema está funcionando, com esporádicas situações de travamento devido à quantidade simultânea de acessos, prontamente identificados e resolvidos pela equipe técnica”. Consulte os CIDs e demais especificações de cada comorbidade aqui.
Veja a lista de comorbidades previstas no PNO:
O GDF também avalia a possibilidade de iniciar a vacinação contra a Covid-19 por faixa etária, em ordem decrescente, de pessoas sem comorbidades, após liberação pelo Ministério da Saúde.
Saúde e Educação
Também podem fazer o agendamento os profissionais de saúde que têm registro nos conselhos de classe ou que estão na linha de frente do combate à pandemia e ainda não conseguiram se vacinar.
Foram disponibilizadas 10 mil vagas, das quais 3,7 mil foram preenchidas até o início da noite de sexta. O cadastramento para receber as doses deve ser feito pelo site vacina.saude.df.gov.br.
Para esse público, a aplicação da dose começa na próxima segunda (31). Segundo levantamento da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, 84% dos trabalhadores da saúde já tomaram pelo menos uma dose da vacina, e 67,5% já receberam as duas necessárias.
A vacinação para os funcionários de creches e os gestores da rede pública de ensino do DF será retomada na segunda, para aqueles que têm nome em lista, exclusivamente na UBS 1 do Guará.
Prazo
Devido a uma baixa procura pela vacina contra o novo coronavírus no Distrito Federal, o Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 quer estabelecer data limite para a imunização de pessoas com 60 anos ou mais. Uma fonte da Secretaria de Saúde confirmou ao Metrópoles que a pasta prevê que aqueles que fazem parte desse grupo deverão se vacinar até o dia 5 de junho. Assim, os idosos que não procurarem um posto até essa data não terão mais suas doses reservadas.
No grupo por faixa etária, a maior resistência à vacina está entre as pessoas com 60 a 64 anos. Segundo os últimos dados disponibilizados pela Secretaria de Saúde, referentes a até 23 de maio, 75,9% iniciaram o esquema vacinal, ou seja, receberam a primeira dose. O grupo de comorbidades registra 61.446 vacinados (D1), o que corresponde a 28% de cobertura vacinal.