metropoles.com

Covid: com rede pública 97% ocupada, DF tem apenas 3 UTIs para adultos

Na manhã desta segunda-feira (8/3), havia sete leitos de UTI Covid vagos na rede pública do DF. Destes, quatro são neonatais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
UTI
1 de 1 UTI - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

A taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) voltados para pacientes com Covid-19 na rede pública do Distrito Federal  alcançou 97,43% na manhã desta segunda-feira (8/3). O dado é do sistema InfoSaúde, do GDF, e foi atualizado pela última vez às 10h10. Durante a madrugada, a ocupação de leitos chegou a 100% no DF.

Em sete dias, a Secretaria de Saúde do DF ativou 110 leitos de UTI e de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) para pacientes com Covid-19. Na sexta-feira (5/3), foram ativados mais 14 leitos – quatro no Hospital de Campanha da Polícia Militar e 10 no Hospital de Ceilândia.

Ainda assim, no momento, há 265 leitos para Covid-19 ocupados e apenas sete vagos na rede pública. Dos leitos disponíveis, quatro são neonatais e apenas três adultos. Outros 13 estão bloqueados ou aguardando liberação.

Até as 11h30 desta segunda, a lista de espera por UTI na rede pública tinha 76 pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus. Destes, apenas um está confirmado como pediátrico.

Já a rede privada de saúde está com taxa de ocupação de 92,41% na manhã desta segunda-feira. Os dados foram atualizados às 11h10. São 221 leitos de UTI Covid ocupados, 18 disponíveis (todos adultos) e um bloqueado.

2 imagens
São 369 pessoas na fila por um leito
1 de 2

2 de 2

São 369 pessoas na fila por um leito

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Abertura de escolas e academias

Apesar de afirmar, nesse sábado (6/3), que o Distrito Federal está entre as unidades federativas com maior taxa de infecção do novo coronavírus, o governador Ibaneis Rocha (MDB) liberou as aulas presenciais nas escolas particulares e as academias de ginástica a retomarem as atividades nesta segunda-feira (8/3).

Em 28 de fevereiro, o GDF impôs algumas restrições na área econômica da capital, para tentar diminuir a transmissão do vírus. A pretensão do governador era de manter as atividades fechadas por 15 dias. Contudo, em menos de uma semana, Ibaneis liberou escolas privadas e academias, com o novo decreto publicado na sexta-feira (5/3).

De acordo com a Secretaria de Saúde, está prevista a ativação de mais 105 leitos para pacientes com Covid-19 nesta semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?