Covid: com desabastecimentos pontuais, vacinação continua nesta 3ª no DF
Moradores do Distrito Federal reclamam de falta de informação em alguns postos para a aplicação da D2
atualizado
Compartilhar notícia
Pessoas que tomaram a primeira dose dos imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca contra a Covid-19 e completariam o ciclo até o dia 7 de setembro já podem antecipar a segunda dose a partir desta terça-feira (31/8). Apesar disso, moradores do Distrito Federal reclamam de falta de informação em alguns postos para a aplicação da D2.
Em nota, a Secretaria de Saúde negou a falta de vacinas para aplicação de segunda dose. Conforme a pasta, “podem ocorrer faltas pontuais em alguns locais, até o reabastecimento, já que as Unidades Básicas não dispõem de local com capacidade para armazenamento de vacinas em grande quantidade”.
O Metrópoles esteve em alguns pontos de vacinação no final desta manhã e no início da tarde e encontrou problemas em algumas UBSs.
À reportagem, um morador do DF relatou que, nesta manhã, as doses demoraram para chegar na UBS 1 da Asa Norte, localizada na 905 Norte. O local aplica apenas segundas doses da AstraZeneca. Funcionários do posto informaram que o início da vacinação atrasou cerca de 1h – deveria começar às 8h e teve início às 9h. “Nós começamos a vacinar um pouco depois das 9h, então teve uma hora e pouco de atraso”, disse Débora Moura, gerente da UBS 1 da Asa Norte.
“Acredito que esse atraso foi só hoje mesmo. A gente tem vacinas para seguir hoje e amanhã, então amanhã conseguimos continuar a vacinação normalmente”, completou.
Informação errada
Na UBS 1 do Guará, a gerente Rosineide Antunes informou que, a partir desta terça-feira, não é mais aplicada a segunda dose da Coronavac no local. Apesar disso, no site da Secretaria de Saúde, até o final desta manhã, o local ainda aparecia como um dos pontos de aplicação da D2 desta vacina.
Segundo a gerente do posto, a segunda dose da Coronavac que antes era aplicada no local agora foi remanejada para a UBS do Lúcio Costa. Já as vacinas Pfizer e AstraZeneca seguem sendo aplicadas normalmente na unidade de saúde.
“A primeira dose da Coronavac está ok aqui, mas a segunda agora é no Lúcio Costa. Antes, a referência era essa UBS. A partir de hoje, já é no Lúcio Costa”, informou à reportagem.
Procurada, a SES-DF informou que “as informações serão corrigidas na lista publicada no site”.