Covid: busca por vacina para pessoas com 60 e 61 anos é alta no DF
Em alguns pontos de imunização pelo modelo drive-thru, como no Parque da Cidade e em Águas Claras, há grande fila de veículos
atualizado
Compartilhar notícia
Muitos brasilienses enfrentam fila para receber a vacina contra Covid-19 na manhã desta sexta-feira (30/4). O movimento é grande em função do início da imunização para pessoas de 60 e 61 anos. A campanha começou às 8h nos postos de saúde e, às 9h, nos pontos de drive-thru. No Parque da Cidade e em Águas Claras, há grande espera dentro dos veículos.
Na quinta-feira (29/4), chegaram à capital 66,7 mil doses. Desse lote, 65,5 mil são da AstraZeneca/Fiocruz, e 1,2 mil unidades, da Coronavac. Até essa quinta, 423.457 pessoas receberam a primeira injeção contra a Covid-19 no DF, e 242.228 tiveram acesso à segunda aplicação.
Confira todos os locais em que é possível se vacinar:
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) da 612 Sul, uma grande procura marcou a imunização. Por volta das 8h, cerca de 250 pessoas aguardavam no local, organizadas em fila única.
O professor Francisco Viana, 61 anos, foi o primeiro a receber o imunizante na UBS. “Meu sentimento é sempre de insegurança, mas vou tomar, porque é o melhor jeito”, disse. Morador do Park Way, ele chegou ao local às 4h. “Meu medo era chegar tarde e ter muita gente. Fiquei com receio de faltar vacina”, pontuou.
O jardineiro Geraldo Tavares, 61, era o último da fila às 8h15. “Tenho muita fé de que agora tudo vai dar certo”, animou-se o morador de Santa Maria.
Charles Santos, 60, também estava ansioso com a primeira dose. “Quando anunciaram ontem, já imaginei que queria ser um dos primeiros da fila”, contou. O morador de Águas Claras aguardou cerca de 2h para receber o imunizante.
Veja imagens da vacinação na Asa Sul:
Parque da Cidade
No drive-thru do Parque da Cidade, montado no Estacionamento 13, a fila passava de 300 veículos. A vacinação começou às 9h30 no local.
Bernardo Moutinho viu o sol nascer à espera da vacinação. O militar estava desde as 4h30 no Parque da Cidade, e foi o primeiro a chegar. “Primeiro passo está dado. Valeu a pena esperar esse tempo todo. Não estou nem um pouco cansado”, disse.
Para o economista Rogério Neno, 61, o sentimento é de alívio. “A vacinação começou em março, e só agora chegou a minha vez, mas estou feliz”, ressaltou. Rogério chegou às 5h30 ao local.
Roberto Carlos Fonseca, 60, desembarcou às 7h15 no estacionamento. O morador do Cruzeiro Velho estava acompanhado da esposa, Enalda Ferraz, 59. “Vim trazê-lo para vacinar hoje. Graças a Deus, chegou a vez dele, e vai chegar a de todo mundo”, comemorou a mulher.
Veja imagens da campanha no Parque da Cidade:
Águas Claras
No drive-thru de Águas Claras, localizado no Centro Universitário Unieuro, a procura também está grande. Segundo informações apuradas pela reportagem, a espera para a imunização durava, em média, uma hora e meia. Por volta das 11h, havia cerca de 100 carros na fila.
A assistente administrativa Neide Moraes emocionou-se, ao tomar a vacina. “É uma grande oportunidade. Sinto-me sensibilizada com todos aqueles que já partiram ou que ainda não puderam tomar a vacina. É um direito de todos”, destacou a moradora de Águas Claras.
Íris Augusto, 61, tomou a vacina e repetiu diversas vezes: “Vacina, sim”. A moradora de Águas Claras pediu para que a população não tenha medo de se vacinar. “A vida é importante. Vamos cuidar da gente”, ressaltou.
Audenora Alves, 61, chegou às 7h na fila e recebeu o imunizante às 11h. “A gente fica na expectativa de que todos consigam alcançar esse objetivo”, disse a técnica de segurança no trabalho.
Veja imagens da vacinação em Águas Claras: