metropoles.com

Covid atingiu 70% dos bombeiros do DF, mas quase mil não se vacinaram

Entre praças e oficiais, faixa dos 40 anos foi uma das que tiveram menor adesão à campanha na capital do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Vacinação de bombeiros no DF
1 de 1 Vacinação de bombeiros no DF - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Cerca de 15% dos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) não se vacinaram contra a Covid-19. Isso representa um total de 963 servidores não imunizados. Destes, 839 são praças, 124 oficiais e 128 prestadores de tarefa por tempo certo (PTTC).

Os dados constam no Vacinômetro do CBMDF, sistema de transparência que expõe os dados relacionados ao novo coronavírus na corporação. Veja, abaixo, o gráfico com a quantidade de não vacinados por posto de graduação no CBMDF, até a tarde dessa quinta-feira (27/1):

Vacinados

Por outro lado, 5.493 bombeiros do DF estão protegidos contra a Covid-19, o que representa 85% da instituição. Deste total, 914 são mulheres (82% do quadro feminino) e 4.579 são homens (85,7% do quadro masculino).

Conforme o painel de transparência, do total de vacinados, 4.323 receberam a segunda dose dose — havendo, então, 1.170 militares que ainda precisam completar o esquema vacinal. Apenas 139 bombeiros tomaram a dose de reforço até o momento.

Em relação à faixa etária, a idade que mais vacinou foi 50 anos, totalizando 361 bombeiros imunizados. Já a dos 40 anos foi uma das que tiveram menor adesão à campanha entre os militares. Outro grupo que conta co baixa quantidade de protegidos contra a Covid é o do 55 anos para acima.

Veja, abaixo, o gráfico com a quantidade de vacinados por idade na corporação:

Por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), o CBMDF respondeu que “não é possível afirmar que os bombeiros militares não vacinados ‘se recusaram a tomar a vacina’, pois pode haver contraindicação médica para vacinação em casos específicos”.

“Pode haver militares vacinados que não atualizaram o seu status vacinal nas secretarias de suas respectivas OBMs, incluindo os recém-incluídos no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP)”, disse a corporação. “Destacamos que a campanha de vacinação contra a Covid-19 está em andamento e o objetivo do Comando do CBMDF é que todos os bombeiros miliares se vacinem”, completou.

Casos de Covid no CBMDF

Um dado que chama atenção é a quantidade de afastamentos por conta do novo coronavírus no Corpo de Bombeiros do DF. Do total de 6.456 militares na corporação, 4.609 já obtiveram dispensa médica com o motivo “Covid”, o que representa 71,3% do quadro de profissionais.

Veja os números entre homens e mulheres:

Apesar de o painel mostrar que mais de 70% dos bombeiros já se afastaram com o motivo “Covid”, a quantidade de militares ativos atualmente que, de fato, contraíram o vírus, é menor. Por meio da LAI, o CBMDF informou que, “entre os militares ativos (militares da ativa e da reserva remunerada que prestam serviço por tempo certo) no presente momento, houve 1.641 casos confirmados da doença até as 16h20, do dia 20/01/2022”.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, houve, até o momento, quatro óbitos de bombeiros pela doença, sendo três mortes de militares da ativa e uma de militar da reserva remunerada que presta serviço por tempo certo.

Covid na PMDF

Diferentemente do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) não possui um painel de transparência com dados da vacinação de policiais. O Metrópoles solicitou os dados à PMDF via Lei de Acesso à Informação (LAI), porém, a corporação respondeu que “as vacinações são facultadas aos policiais e por isso não há controle exato da quantidade de policiais militares vacinados contra a Covid-19”.

Atualmente, a PMDF conta com um total de 10.150 profissionais. Destes, 2.608 militares da ativa contraíram o novo coronavírus, 25,7% do quadro da Força de Segurança.

Em relação aos falecimentos por Covid, foram 37 policiais militares vítimas da doença no DF desde o início da pandemia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?