Covid: agendamento de vacina para adolescentes com comorbidades já está aberto
A vacinação contra Covid-19 para pessoas de 12 a 17 anos, que tenham deficiências e síndromes, terá 5 mil doses iniciais
atualizado
Compartilhar notícia
Adolescentes com idade de 12 a 17 anos com comorbidades já podem agendar a vacinação contra Covid-19, desde às 14h desta quarta-feira (4/8), no Distrito Federal. O agendamento é realizado no site da Secretaria de Saúde. Nesta primeira data, serão disponibilizadas 5 mil doses de imunizantes a pessoas com deficiências física, auditiva, visual, intelectual, múltipla, transtorno do espectro autista ou Síndrome de Down.
A vacinação para essas pessoas começa nesta quinta-feira (5/8).
O anúncio da quantidade de vacinas foi feito pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nessa terça-feira (3/8). O emedebista ampliou de 3 mil para 5 mil as vagas para imunização desse grupo.
Além disso, o Executivo local ampliou as possibilidades de vacinação. Antes prevista somente para jovens com síndrome de Down e autistas, a imunização também foi aberta a adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que tenham outras deficiências, como doenças neurológicas e esclerose múltipla, por exemplo.
Confira quem pode agendar vacinação nesta quarta:
A ampliação da campanha de imunização para mais adolescentes foi possível após a Secretaria de Saúde identificar, em cadastramento prévio, procura abaixo do esperado.
“Abrimos o cadastro para adolescentes com síndrome de Down e autistas, mas apenas 800 procuraram a Secretaria de Saúde. Agora, vamos fazer essa ação para abranger o máximo possível de jovens com comorbidades”, disse Ibaneis Rocha em entrevista à Coluna Grande Angular.
O agendamento é necessário para evitar que haja aglomeração e para impedir que os adolescentes precisem aguardar na mesma fila da vacinação por faixa etária – que, atualmente, abrange pessoas a partir de 30 anos.