Covid: 3,5 mil doses de Coronavac vencem no DF e são descartadas
Em 3 de agosto, a Secretaria de Saúde do DF suspendeu a vacinação de crianças de 4 anos com a Coronavac devido ao baixo estoque
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) descartou 3,5 mil doses da vacina Coronavac, que venceram na última quarta-feira (31/8). De acordo com a pasta, o imunizante contra a Covid-19 estava reservado para a segunda dose, mas não houve procura do público-alvo.
Em 22 de julho, a SES-DF liberou a vacinação contra Covid-19 para todas as crianças de 4 anos. No entanto, no dia 3 de agosto, o órgão anunciou a interrupção temporária da primeira dose para os pequenos devido ao baixo estoque.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação da vacina Coronavac para crianças de 3 a 5 anos em 13 de julho. A Pfizer já tem autorização para administração em pessoas a partir de 5 anos.
Mesmo diante do fim do prazo de validade e da baixa procura pela segunda dose, as vacinas não foram remanejadas para outros públicos.
O que diz a Saúde
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que as doses descartadas foram armazenadas especialmente para atender o público de crianças e pessoas imunossuprimidas, que tomaram a primeira dose da Coronavac.
“Desde o início do processo de imunização contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde tem atuado com responsabilidade para garantir primeira e segunda dose para todos os cidadãos. Por isso, cerca de 3,5 mil doses de Coronavac foram armazenadas e esperaram o público que tomou a primeira dose do imunizante, em especial as crianças e pessoas imunossuprimidas. Infelizmente, a população não aderiu ao apelo da SES para completar o ciclo vacinal”, manifestou-se a pasta.