Covid: 205 mil pessoas ainda não iniciaram o ciclo vacinal no DF
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, cerca de 150 mil pessoas acima de 12 anos estão com a D2 atrasada no DF
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal tem cerca de cerca de 205,5 mil pessoas que ainda não iniciaram o ciclo vacinal. Além disso, 150 mil brasilienses acima de 12 anos, aptos a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, ainda não retornaram aos postos. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do DF, em coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (13/1).
Taxa de transmissão da Covid tem 7ª alta e chega a 2,11 no DF
De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos, o Distrito Federal alcançou 85% do público vacinável (pessoas com 12 anos ou mais) com as duas doses. São 2,3 milhões de pessoas vacinadas com a D1, 2,1 milhões com a D2 e 58,4 mil com a dose única.
Há, atualmente, 72 pessoas infectadas com variante Ômicron no DF. Foram sequenciados mais 39 amostras e, destas, apenas 6 eram da variante Delta. Além do resultado do Laboratório Central (Lacen), mais 13 amostras foram sequenciadas pelo laboratório local do Hospital da Criança, confirmadas, também, com a infecção pela nova variante.
Nessa quarta-feira (12/1), um novo decreto do Palácio do Buriti, publicado em edição extra no Diário Oficial, proibiu a realização de shows, festas e festivais no Distrito Federal com cobrança de ingressos. A iniciativa tem a intenção de frear a taxa de transmissão no DF, que tem registrado alta dia após dia.
Nessa quarta, a taxa de transmissão da Covid-19 registrou o índice de 2,11. O índice significa que, a cada 24 horas, o número de infectados pela doença tende a dobrar.
De acordo com o mais recente boletim epidemiológico, a capital registrou 3.813 casos novos em relação ao dia anterior. Segundo o GDF, 90% das hospitalizações são de pessoas não vacinadas ou com o ciclo vacinal incompleto.
Vacinação de crianças
O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou, nesta quinta-feira (13/1), os 11 postos onde ocorrerá a campanha de vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, a partir do próximo domingo (16/1).
Podem se vacinar crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência permanente ou sob a tutela do Estado; e crianças sem comorbidades com 11 anos completos. Para esses públicos, serão 10 mil doses disponíveis em 11 pontos fixos.
Veja onde serão os pontos de vacinação de crianças no DF:
- Planaltina UBS 20
- Sobradinho UBS 2
- Santa Maria UBS 1
- Paranoá UBS 1
- Brazlândia UBS 2
- Ceilândia UBS 17
- Taguatinga UBS 5
- Samambaia UBS 12
- Cruzeiro UBS 1
- Lago Norte UBS 1
- Guará UBS 1
As outras 6,3 mil doses vão para a campanha itinerante, que atenderá crianças portadoras de deficiência permanente com dificuldade de locomoção, crianças institucionalizadas e crianças vinculadas à instituições sociais e/ou de saúde. As equipes de Saúde da Família (eSF) se deslocarão para as instituições e para casas dos pequenos que tiverem dificuldade de locomoção, a partir de segunda-feira (17/1).
No entanto, a Secretaria de Saúde ainda não informou de que forma ocorrerá o serviço móvel. A reportagem questionou a pasta sobre o assunto e aguardava resposta até a última atualização deste conteúdo.