Covid-19: veja quem pode tomar vacina no DF nesta quarta-feira
Novidade do dia é a imunização de mais um grupo de funcionários de creches e gestores da rede pública de ensino. Confira a lista
atualizado
Compartilhar notícia
A novidade da vacinação contra a Covid-19, nesta quarta-feira (26/5), no Distrito Federal é a imunização de mais um grupo de funcionários de creches e gestores da rede pública de ensino. Apenas aqueles que tiverem nome em lista enviada para a Secretaria de Saúde serão vacinados na UBS 1 do Guará.
Confira a lista aqui. É necessário prestar atenção nos horários definidos. A vacinação ocorre exclusivamente no sistema de drive-thru. Até o fim da semana, a ideia é imunizar cerca de 5 mil pessoas. A aplicação das doses foi dividida em grupos de mil pessoas por dia.
Até a noite de terça-feira (25/5), 603.948 pessoas receberam a primeira dose do imunizante e 308.262, a segunda aplicação.
Já os profissionais de saúde ganharam mais um dia para agendar a vacina. Até o fim da tarde de terça-feira (25/5), menos da metade das 14,4 mil vagas oferecidas a essas categorias foi preenchida.
Nessa categoria, podem realizar o agendamento aqueles trabalhadores que possuem registro nos conselhos de classe ou que estão na linha de frente no combate à pandemia e que estejam cadastrados no sistema da Secretaria de Saúde.
O agendamento está disponível pelo site vacina.saude.df.gov.br para os profissionais de saúde cujos nomes constam nas listas elaboradas pelos conselhos de classe ou órgãos cujos associados estão atuando na linha de frente.
Também estão sendo imunizados indivíduos com comorbidades entre 30 e 39 anos. Vale lembrar que, para esse último grupo, é necessário apresentar laudo ou relatório médico que comprove a condição clínica e, assim, receber a vacina.
Pessoas com mais de 60 anos podem tomar o imunizante sem fazer agendamento prévio.
Veja quem pode ser imunizado no DF nesta terça-feira:
- Profissionais de creches e gestores da rede pública cujos nomes constam de lista enviada pela Secretaria de Educação à Saúde;
- Profissionais de saúde e da segurança pública;
- População com 60 anos ou mais (sem agendamento);
- Pacientes em internação domiciliar;
- Povos indígenas;
- Pessoas de 30 a 59 anos com comorbidades (que tenham agendado);
- Indivíduos com síndrome de Down (com 18 anos ou mais);
- Pacientes que fazem hemodiálise (com 18 anos ou mais);
- Imunossuprimidos (com 18 anos ou mais);
- Gestantes e puérperas com comorbidades (com 18 anos ou mais);
- Pessoas com deficiência inscritas no BPC (com 18 anos ou mais).
Veja aqui os pontos de vacinação no Distrito Federal.
Confira mais detalhes dos grupos prioritários:
As grávidas e puérperas sem comorbidades não têm data prevista para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Distrito Federal. O Governo do Distrito Federal (GDF) ainda aguarda um posicionamento oficial do Ministério da Saúde sobre a imunização desse grupo.
Novas doses
A expectativa é que novos grupos prioritários comecem a ser vacinados ainda nesta semana. O Distrito Federal vai receber do Ministério da Saúde, até quinta-feira (27/5), mais 88.530 doses de fármacos contra Covid-19. Serão entregues 78 mil unidades da AstraZeneca/Oxford e 10.530 mil da Pfizer/BioNTech.
Os imunizantes, segundo informe técnico do Ministério da Saúde, são todos destinados à primeira dose de grupos específicos. Não há previsão do governo federal para a destinação de mais doses para a área de educação. A decisão liberar mais unidades de vacinas para os profissionais da área, entretanto, depende do governo distrital.
Nesta fase da distribuição, a pasta federal informou que começará a enviar doses para a vacinação de trabalhadores de portos e aeroportos, além de gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde. A iniciativa de imunizar o grupo foi antecipada para ampliar e reforçar as medidas de proteção contra a nova variante do vírus.