Covid-19: veja quem pode e onde se vacinar nesta sexta-feira no DF
Para quem tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca e tem retorno agendado até 31 de agosto, já é possível antecipar a segunda dose
atualizado
Compartilhar notícia
Teve início, nessa quinta-feira (19/8), no Distrito Federal, a antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca para quem tem retorno agendado até 31 de agosto. Quem se enquadrar em tais condições deve procurar um dos pontos, e levar a carteira de vacinação, em que constam as datas da aplicação da D1 e da D2.
Nesta sexta-feira (20/8), o GDF continua a imunização contra a Covid-19 de todos os adultos, grávidas, puérperas e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que tenham comorbidade, deficiência ou síndrome.
Têm direito a receber o antídoto os adolescentes com deficiência física, auditiva, visual, mental, múltipla ou síndrome de Down. Para esse público, é necessário se cadastrar e agendar a aplicação. Além disso, são aceitas as seguintes comorbidades:
Já grávidas e puérperas precisam apenas comparecer aos pontos espalhados por todo o DF.
Xepa
Na quarta-feira (18/8), o DF atualizou as regras para a aplicação das doses remanescentes, popularmente chamadas de “xepa”, da vacina desenvolvida pela Pfizer-BioNTech. A partir de agora, as doses que sobrarem desta vacina poderão também ser aplicadas em adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades.
A Secretaria de Saúde ressalta que somente o imunizante da Pfizer poderá ser administrado neste grupo, tendo em vista que é o único com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado nesta faixa etária, até o momento.
17 anos
Já na quinta, o GDF confirmou a vacinação de adolescentes de 17 anos a partir da próxima terça-feira (24/8) em todos os postos montados pela Secretaria de Saúde. A informação foi dada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti.
“No início da semana, o governador havia dito que começaria a vacinação de jovens entre 12 e 17 anos. Com o número definido pelo ministério, conseguiremos começar a vacinar quem tem 17 anos, que tem um público de 48.263 pessoas no Distrito Federal”, afirmou.