metropoles.com

Covid-19: taxa de transmissão sobe para 1,32 no Distrito Federal

Na semana passada, o índice de quantas pessoas infectadas passam a doença estava em 1,08 no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
moradores do df usam máscaras e aguardam ônibus em parada
1 de 1 moradores do df usam máscaras e aguardam ônibus em parada - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, nesta quinta-feira (4/3), que a taxa de transmissibilidade da Covid-19 chegou a 1,32 no Distrito Federal. Ainda segundo a pasta, o ideal é que ele esteja abaixo de 1.

Isso significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para mais 132.

Na semana passada, em 24 horas, foram registrados 1.068 novos casos. Isso elevou o índice de transmissibilidade de 0,89, na quinta-feira (25/2), para 1,08, na sexta-feira (26/2).

Os cientistas usam a taxa R(t) para entender a velocidade com que o coronavírus  se espalha. Ele também pode ser chamado de índice de transmissibilidade. A taxa mede para quantas pessoas um infectado transmite a doença. Em março de 2020, o DF chegou a registrar a taxa R(t) de 3,1.

A sinalização de alta nos casos fez o governo emitir novos decretos, alterando a rotina nas 33 regiões administrativas ao fechar várias atividades econômicas e serviços considerados não essenciais. Medida que o GDF espera refletir nos números de casos registrados da doença nos 15 próximos dias.

Hospitais de campanha

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta quinta-feira (4/3), que serão abertos mais três hospitais de campanha no Distrito Federal. As novas unidades serão instaladas no Ginásio do Gama, no Ginásio Nilson Nelson e em Santa Maria. Em publicação no Twitter, o chefe do Palácio do Buriti informou que serão criados mais 300 leitos nessas novas unidades.

O governo acrescentou mais um centro de campanha no plano inicial, que era de abrir dois. Com mais de 90% dos leitos de UTI ocupados, o Executivo local corre para reabrir mais espaços e atender os pacientes com Covid-19.

Segundo o governador, serão instalados mais 60 leitos de UTI nesta quinta-feira. “Até o fim de semana, serão mais 130 leitos. É preciso esclarecer que os leitos dos hospitais de campanha não foram desativados, foram transferidos para os hospitais e as UPAs”, pontuou.

Na manhã desta quinta-feira, a ocupação de UTI voltada para pacientes com novo coronavírus chegou a 97%. O dado é do painel da Secretaria de Saúde e foi atualizado às 6h10. Naquele momento, havia 236 leitos ocupados e seis vagos. Dos disponíveis, dois são pediátricos. Outros 10 estão bloqueados ou aguardando liberação.

Ibaneis decretou lockdwon no DF por 15 dias, medida que está vigente desde o último domingo (28/2). O governador indicou que, caso a taxa de contaminação caia e com a abertura de mais letos, será possível liberar alguns setores do comércio antes das duas semanas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?