Covid-19: taxa de transmissão sobe para 1,32 no Distrito Federal
Na semana passada, o índice de quantas pessoas infectadas passam a doença estava em 1,08 no DF
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, nesta quinta-feira (4/3), que a taxa de transmissibilidade da Covid-19 chegou a 1,32 no Distrito Federal. Ainda segundo a pasta, o ideal é que ele esteja abaixo de 1.
Isso significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para mais 132.
Na semana passada, em 24 horas, foram registrados 1.068 novos casos. Isso elevou o índice de transmissibilidade de 0,89, na quinta-feira (25/2), para 1,08, na sexta-feira (26/2).
Os cientistas usam a taxa R(t) para entender a velocidade com que o coronavírus se espalha. Ele também pode ser chamado de índice de transmissibilidade. A taxa mede para quantas pessoas um infectado transmite a doença. Em março de 2020, o DF chegou a registrar a taxa R(t) de 3,1.
A sinalização de alta nos casos fez o governo emitir novos decretos, alterando a rotina nas 33 regiões administrativas ao fechar várias atividades econômicas e serviços considerados não essenciais. Medida que o GDF espera refletir nos números de casos registrados da doença nos 15 próximos dias.
Hospitais de campanha
O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta quinta-feira (4/3), que serão abertos mais três hospitais de campanha no Distrito Federal. As novas unidades serão instaladas no Ginásio do Gama, no Ginásio Nilson Nelson e em Santa Maria. Em publicação no Twitter, o chefe do Palácio do Buriti informou que serão criados mais 300 leitos nessas novas unidades.
O governo acrescentou mais um centro de campanha no plano inicial, que era de abrir dois. Com mais de 90% dos leitos de UTI ocupados, o Executivo local corre para reabrir mais espaços e atender os pacientes com Covid-19.
Segundo o governador, serão instalados mais 60 leitos de UTI nesta quinta-feira. “Até o fim de semana, serão mais 130 leitos. É preciso esclarecer que os leitos dos hospitais de campanha não foram desativados, foram transferidos para os hospitais e as UPAs”, pontuou.
Na manhã desta quinta-feira, a ocupação de UTI voltada para pacientes com novo coronavírus chegou a 97%. O dado é do painel da Secretaria de Saúde e foi atualizado às 6h10. Naquele momento, havia 236 leitos ocupados e seis vagos. Dos disponíveis, dois são pediátricos. Outros 10 estão bloqueados ou aguardando liberação.
Ibaneis decretou lockdwon no DF por 15 dias, medida que está vigente desde o último domingo (28/2). O governador indicou que, caso a taxa de contaminação caia e com a abertura de mais letos, será possível liberar alguns setores do comércio antes das duas semanas.