metropoles.com

Covid-19: sistema penitenciário tem taxa de 0,31% de letalidade

No total, 4.4273 internos já se recuperaram da doença. As regiões com maiores índices de recuperação são: Sudeste, Centro-Oeste e Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty images
prisão
1 de 1 prisão - Foto: Getty images

Dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) apontam que, após um ano de pandemia do novo coronavírus, o sistema penitenciário está com a taxa de letalidade em 0,31%. O Depen monitora casos suspeitos e detectados de Covid-19 no sistema prisional em todo o país desde o início da pandemia, em março de 2020. Os dados são fornecidos pelas unidades da Federação.

Segundo o Painel de Monitoramento dos Sistemas Prisionais, disponível no site do órgão, até sexta-feira (26/03) foram confirmados 46.889 casos da doença no sistema prisional, com 143 óbitos. Comparando os dados com a população livre, a taxa de letalidade entre os custodiados no sistema penitenciário brasileiro é sete vezes menor.

Para tentar conter a disseminação do vírus, alguns estados suspenderam as visitas aos presídios. Segundo o levantamento do Depen, são eles: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Goiás, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

O Complexo Penitenciário da Papuda, localizado no Distrito Federal, também está com as visitas suspensas. Apenas 6% das unidades mantiveram a liberação, mediante adoção de medidas restritivas.

No total, 4.4273 internos já se recuperaram da doença. As regiões com maiores índices de recuperação são: Sudeste, Centro-Oeste e Sul, respectivamente.

Medidas

As ações das Secretarias de Administração Penitenciárias das Unidades Federativas, com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Depen, foram importantes para minimizar os efeitos da pandemia no sistema penitenciário brasileiro, diante da gravidade da doença. Além disso, o Depen investiu R$ 46.491.959,10 na compra de insumos e testes rápidos.

O primeiro registro de caso da doença no sistema prisional do país ocorreu em 8 de abril de 2020. No entanto, em 28 de fevereiro de 2020, o Depen já havia nomeado um grupo de trabalho específico do órgão para atuar em conjunto com profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O grupo teve por objetivo promover estudos acerca do possível impacto do novo coronavírus nas penitenciárias, bem como propor as ações preventivas e protocolos de atuação cabíveis.

Ministério da Saúde e a Fiocruz também auxiliaram produzindo materiais com orientações técnicas com o intuito de ajudar os gestores de saúde do sistema prisional. Segundo o Depen, foi estabelecido, ainda, cronograma de reuniões semanais entre  gestores das unidades federativas para o acompanhamento e repasse de informações em parceria com o Ministério da Saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?