Covid-19: sistema de agendamento para vacina no DF tem instabilidade
Um dos problemas apontados está no campo para definir a região administrativa. Usuários relatam que não aparecem os locais de imunização
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal abriu, às 12h desta quarta-feira (5/5), mais 60 mil vagas para agendamento da imunização contra a Covid-19 de indivíduos com comorbidades. A página, no entanto, passa por instabilidade e diversas pessoas reclamam nas redes sociais da dificuldade de marcar a aplicação da vacina.
Um dos problemas apontados está no campo para definir a região administrativa. Usuários relatam que não aparecem os locais de imunização na hora de fazer o agendamento.
Nessa terça-feira (4/5), a plataforma também apresentou falhas. Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde disse que “o sistema está sendo otimizado de forma periódica, a partir da análise permanente da área técnica, razão pela qual em alguns períodos o site pode ficar fora do ar permitindo que o sistema seja aperfeiçoado”.
Leia a nota da Secretaria de Saúde na íntegra:
“A Secretaria de Saúde informa que o cadastramento para vacinação do grupo com comorbidades foi iniciado na última sexta-feira (30) e de lá pra cá já foram realizados 115 mil cadastros.
Já o agendamento, que teve início na segunda-feira (3), registrou, apenas no dia de hoje (5), 29 mil pessoas agendadas para aplicação da vacina nos próximos dias.
As vagas disponíveis foram esgotadas e a área técnica trabalha para que até o fim do dia sejam novamente inseridas no sistema com a possibilidade de agendamento até o dia 11 de maio.
A pasta ressalta que o sistema está sendo otimizado de forma periódica, a partir da análise permanente da área técnica, razão pela qual em alguns períodos o site pode ficar fora do ar permitindo que o sistema seja aperfeiçoado.
É importante ressaltar que o horário de abertura do agendamento pode variar de acordo com o número de doses disponibilizadas e alcance do grupo prioritário, por isso, os horários podem sofrer alteração de acordo com a situação específica daquele dia.
A secretaria destaca que, para dar maior transparência aos dados do agendamento, a partir de hoje será publicado diariamente um balanço com os números de cadastros e agendamentos, disponibilizado no site a partir de 19h.”
Agendamento
Nesta quarta, começou o agendamento de pessoas com 55 a 59 anos portadoras de comorbidades. Podem agendar aqueles que já se cadastraram no site vacina.saude.df.gov.br informando a doença pré-existente.
De acordo com a secretaria, a imunização está prevista para ocorrer nas seguintes datas:
- 7 e 8 de maio: pessoas com 59 anos com comorbidades;
- 10 e 11 de maio: pessoas com 58 anos com comorbidades;
- 12 e 13 de maio: pessoas com 57 anos com comorbidades;
- 14 e 15 de maio: pessoas com 56 anos com comorbidades;
- 16 e 17 de maio: pessoas com 55 anos com comorbidades.
Confira a lista de comorbidades:
Continuou também o agendamento para preenchimento das 10 mil vagas, que foram abertas na última segunda-feira (3/5), para pessoas com síndrome de Down (18 a 59 anos), imunossuprimidos (18 a 59 anos) gestantes e puérperas com comorbidades (18 a 59 anos), pessoas com deficiência inscritas no BPC (18 a 59 anos) e em terapia renal substitutiva (18 a 59 anos).
Também continuam podendo agendar os profissionais de saúde com registro nos conselhos de classe. Nesta etapa, poderão agendar trabalhadores das categorias de serviço social; agentes funerários; biomedicina; biologia; técnicos de laboratório; medicina; enfermagem; técnicos de radiologia; internos de medicina e enfermagem; e da Secretaria DF Legal.