metropoles.com

Covid-19: Saúde do DF fará agendamento de vacina para idosos com dificuldade de locomoção

A pasta orienta que o contato nos números 190, 193 e 199 seja feito, somente, a partir desta terça-feira (2/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/ Metrópoles
Rio de Janeiro dá inicio a nova fase de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta feira 27/01 na Clínica da Família Estácio de Sá.
1 de 1 Rio de Janeiro dá inicio a nova fase de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta feira 27/01 na Clínica da Família Estácio de Sá. - Foto: Aline Massuca/ Metrópoles

A Secretaria de Saúde anunciou, nesta segunda-feira (01/02), que o Telecovid será reativado, a partir desta terça-feira (2/2), das 8h às 17h. O serviço será, exclusivamente, para agendamento de vacinação em casa de pacientes com 80 anos ou mais, com dificuldade de locomoção e pacientes em Home Care privado. Os demais idosos começarão a ser imunizados contra o novo coronavírus nesta segunda.

A pasta orienta que o contato nos números 190, 193 e 199 seja feito, somente, a partir desta terça. Além do agendamento, o governo também vai disponibilizar seis pontos de vacinação contra a Covid-19 por drive-thru. A secretaria tomou a decisão para facilitar o acesso dos idosos ao recebimento da primeira dose do imunizante que previne a Covid-19.

A vacinação nesses locais será exclusiva para pessoas com 80 anos ou mais. O horário de funcionamento será das 8h às 17h, sem intervalo de almoço. Os postos por drive-thru serão instalados no Parque da Cidade, no Pontão do Lago Sul, em Águas Claras na Faculdade Unieuro, na UBS 5 de Planaltina (Arapoanga – Quadra 12 D, Conjunto A, Área Especial), UBS 1 de Sobradinho I (Quadra 14, Área Especial 22/23) e UBS 2 de Sobradinho II (Rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões ao lado da UPA de Sobradinho).

Para se vacinar o usuário deve levar um documento oficial com foto, preferencialmente com a inscrição do CPF, não sendo necessário agendamento, cadastro ou inscrição para receber a vacina nos postos de vacinação.

MPDFT

Como a vacinação de idosos com mais de 80 contra a Covid-19 começa nesta segunda-feira (1º/2), o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) deu o prazo de 48 horas para a que Secretaria de Saúde especifique as medidas adotadas no sentido de evitar aglomeração nos postos.

Inicialmente, o plano de imunização vai contar com 36 salas de vacinação espalhadas por todo o Distrito Federal. Nesta nova etapa, a previsão é de que cerca de 42.355 pessoas recebam dose contra a Covid-19, o que corresponde a uma média de 1.176 pessoas por posto de saúde.

“Sem dúvida, em alguns postos de saúde, a quantidade de pessoas será menor, porém, em outros, será maior”, pondera os promotores por meio do ofício enviado ao GDF no domingo (31/1).

“Dessa forma, considerando a importância do distanciamento social para mitigar a disseminação do novo coronavírus e a vulnerabilidade específica dos mais idosos aos efeitos potencialmente mortais da doença, mostra-se imprescindível e urgente a adoção de medidas concretas a fim de evitar aglomerações desnecessárias, principalmente nos primeiros dias desta nova etapa da campanha de vacinação”, destaca o MPDFT.

Os promotores reforçam que não se trata de uma campanha de vacinação normal, como acontece anualmente para uma pluralidade de doenças. Nesse contexto, o Ministério Público requisita:

  • A ampliação do número de postos de saúde disponibilizados para o início da etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19;
  • A implementação de providências para evitar aglomerações desnecessárias nos locais de vacinação, levando em consideração as seguintes sugestões: a adoção de vacinação no esquema “drive-thru”;
    • a utilização de sites e aplicativos para o agendamento da vacinação, como já ocorre, por exemplo, no âmbito do Município de Recife, ou nos moldes do sistema adotado na ocasião da aplicação de testes rápidos para detectar a infecção por Covid-19.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios também pediu informações sobre as providências que já foram adotadas para evitar a formação de filas extensas e de aglomerações nos locais de vacinação; evitar que os idosos tenham que aguardar a sua vez de vacinar debaixo de sol ou de chuva; e evitar que os idosos com dificuldade de locomoção tenham de percorrer grandes distâncias para chegar ao local da vacinação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?