metropoles.com

Covid-19: Hospital da Criança passa a receber pacientes de UTI adulto

De acordo com a unidade, os encaminhados pela Secretaria de Saúde podem ter até 24 anos, 1,70 metros de altura e pesar até 70 quilos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Hospital-da-Criança-editada
1 de 1 Hospital-da-Criança-editada - Foto: Reprodução

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) começou a receber, no sábado (13/3), pacientes que precisam de unidades de terapia intensiva (UTIs) adulto, voltadas para o tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde do Distrito Federal.

Segundo informações da unidade, o HCB cedeu sete leitos para jovens de até 24 anos, e outros três para crianças, que podem ser encaminhados pela Secretaria de Saúde (SES-DF), para a ala exclusiva que atende pessoas com o novo coronavírus reativada no hospital.

Até este sábado (13/3), data do pedido à unidade, a SES-DF informou que mais de 268 pessoas aguardavam leito de UTI pelo sistema de regulação.

“O HCB respondeu para a saúde dizendo que pode receber, desde que os pacientes tenham até 1,70m e 70kg (por causa do tamanho das macas)”, informou a unidade.

É bom lembrar que o HCB não atende de portas abertas. Só recebe pacientes encaminhados pela pasta. Também de acordo com a unidade, diferentemente de outros hospitais do DF, apenas 60% dos profissionais que trabalham no atendimento aos pacientes de Covid-19, foram imunizados no local.

3 imagens
Ibaneis Rocha no HCB
A imunização dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais ocorreu em 18 de fevereiro
1 de 3

Estelionatários fingem divulgar processo seletivo

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
2 de 3

Ibaneis Rocha no HCB

Suzano Almeida/Metrópoles
3 de 3

A imunização dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais ocorreu em 18 de fevereiro

Igo Estrela/Metrópoles

Outros 20 leitos de enfermaria foram reservados no HCB para crianças internadas sem a Covid-19, em outros hospitais. Elas serão transferidas para a unidade de saúde para que novas vagas sejam abertas para adultos nos hospitais onde as crianças encontravam-se.

“Este é um momento crítico e de calamidade. O hospital está fazendo tudo o que é possível para cooperar neste momento com o esforço de atendimento na rede pública de saúde do DF”, destacou o o superintendente do HCB, Renilson Rehem, ao Metrópoles.

Ibaneis Rocha

A  pasta informou que a ação faz parte da ampliação de leitos para atendimento à população.

Em publicação nas redes sociais no sábado, o chefe do Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha (MDB), informou que, nos próximos dias, mais 100 leitos para o novo coronavírus serão instalados na rede pública de saúde do DF.

“Serão 80 leitos nos hospital de Santa Maria e outros 20 no Hospital de Base – esses últimos, inclusive, com suporte dialítico, para pacientes que precisam de hemodiálise”, afirmou.

“É mais um esforço que estamos fazendo para atender a nossa população, mas precisamos contar com todo mundo para combater essa doença. Conto com vocês! Bom final de semana a todos!”, pediu o emedebista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?