metropoles.com

Covid-19: GDF quer prorrogar novamente estado de calamidade pública

O governador Ibaneis Rocha enviou proposta de decreto legislativo solicitando ampliação do prazo até 31 de dezembro de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Paciente e profissionais de saúde
1 de 1 Paciente e profissionais de saúde - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) planeja prorrogar, novamente, o estado de calamidade pública no Distrito Federal. Os motivos são a pandemia de Covid-19, a crise econômica e a ameaça de problemas energéticos.

A intenção é ampliar o período até 31 de dezembro de 2021. Nesta terça-feira (1º/6), o governador enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um projeto de decreto legislativo solicitando a prorrogação.

Na exposição dos motivos, o governo destaca uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que alerta para o risco da pandemia de Covid-19.

“Há uma chance considerável de novo recrudescimento da pandemia, uma vez que ainda existem números consideráveis de infecções e de mortes diárias”, destacou a proposta do GDF.

“O risco de novas ondas de infecção aumentou consideravelmente, o que leva a não excluir a necessidade de novas medidas de restrição ao funcionamento das atividades econômicas”, complementou o Poder Executivo local.

Leia o documento completo:

PDL – Prorrogação do estado de calamidade by Metropoles on Scribd

O GDF também destacou o risco de inflação e a ameaça de uma nova crise energética nacional. “Existe ainda a expectativa de aumento da bandeira tarifária de energia”, explicou o documento.

LRF

Com o estado de calamidade pública, o Governo do Distrito Federal (GDF) não precisa cumprir as metas estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A medida também permite que o GDF remaneje verbas, mais facilmente, para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. A gestão distrital também pode pleitear recursos do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil, do governo federal.

O estado de calamidade foi instalado no DF com o Decreto Legislativo nº 2.284, de 2020, e foi prorrogado pela CLDF em 15 de dezembro. A matéria depende novamente de aprovação no plenário da Casa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?