Covid-19: GDF interditou 20 estabelecimentos no fim de semana prolongado
Interdições ocorreram por descumprimento de regras ou falta de autorização para funcionamento. Ibaneis decretou fechamento às 23h
atualizado
Compartilhar notícia
Com objetivo de aumentar a rigidez na fiscalização dos protocolos sanitários de combate à Covid-19, a Secretaria DF Legal vistoriou 84 estabelecimentos e interditou 20 deles, por descumprimento de regras ou falta de autorização para o funcionamento.
Nos locais interditados, não estavam sendo obedecidos os protocolos previstos nos decretos de combate ao novo coronavírus, tais como o distanciamento social, o uso de máscaras pelos clientes quando não estivessem se alimentando e a disponibilização de insumos – como o álcool em gel –, entre outros.
A intensificação das ações fiscais, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública e forças de segurança, visa garantir a observância das medidas e protocolos sanitários.
“O objetivo principal é coibir o excesso de lotação (aglomerações) em bares e restaurantes do DF, alertar sobre o uso obrigatório de máscaras em áreas comuns desses estabelecimentos, quando não fazendo consumo de bebidas e alimentos, e a necessidade de aferição de temperatura e da disponibilização de álcool gel”, destaca o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira.
Além das interdições, 13 estabelecimentos foram notificados para que se adequem a regras diversas. Outros 7 autos de infração foram lavrados por falta de cumprimento a protocolos de segurança e mais três por falta de licença de funcionamento.
253 dias
Ainda de acordo com o DF Legal, o painel da força-tarefa do GDF de combate à Covid-19, de 23 de março a 29 de novembro (253 dias), aponta que foram realizadas 538.739 vistorias ao comércio, 67 aos shoppings do DF e 4.778 a feiras. Outros 12.666 ambulantes foram retirados das ruas e 24.275 estabelecimentos acabaram fechados compulsoriamente.
Mais de 395 estabelecimentos foram multados por descumprimento de medidas sanitárias e 1.678 foram interditados. Fiscais abordaram 82.225 pessoas pelo uso da máscara. Foram distribuídos 238.026 itens de proteção facial e 170 acabaram multadas pelo não uso de máscaras.
Fechamento de bares e restaurantes
O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou, nesta terça-feira (1°/12), que os bares e restaurantes deverão encerrar o funcionamento às 23h.
A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), poucas horas após o governador Ibaneis Rocha (MDB) falar sobre a possibilidade de adotar medidas restritivas, em função da possível segunda onda de contaminações do coronavírus.
O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, se reúne nesta tarde com representantes do comércio para definir ações de prevenção.
Se não for possível chegar a um acordo, Ibaneis alertou que o governo local vai voltar a adotar medidas restritivas necessárias. O ramo mais atingido seria o de bares, “onde temos visto uma aglomeração muito grande”, segundo o governador.
“Ou eles partem para nos ajudar na conscientização, ou infelizmente – ou felizmente, porque tenho que cuidar da saúde da população – vou ter de encerrar o expediente desses locais cada vez mais cedo e implementar restrições em relação ao número de pessoas. Isso tudo está em estudo. Primeiramente, eu parti para a conversa. Caso contrário, vamos adotar medidas para proteger a população”, disse Ibaneis, ainda pela manhã.
Nessa segunda-feira (30/11), Okumoto detalhou medidas de enfrentamento a uma possível segunda onda do novo coronavírus na capital federal. O chefe da pasta disse que houve aumento na taxa de transmissão da doença.