metropoles.com

Covid-19: GDF avalia avançar na vacinação para outras faixas etárias

Liberação foi aprovada na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reúne Ministério da Saúde e secretários, em caso de queda na procura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
vacinação contra Covid no DF
1 de 1 vacinação contra Covid no DF - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O Distrito Federal vai aguardar orientação oficial do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação contra a Covid-19 por faixa etária, em ordem decrescente. “Para essas doses que temos em estoque, não vamos adotar essa medida. Vamos seguir a recomendação nas próximas remessas”, disse o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

A liberação foi aprovada nesta quinta-feira (27/5), na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por gestores municipais, estaduais e federais. No entanto, isso só poderá ser feito quando municípios tiverem queda na procura pela imunização e garantia de vacinas para os demais grupos prioritários.

Além disso, foi decidido que, paralelamente, o grupo de trabalhadores da Educação terá um percentual definido a cada remessa de vacina.

A vacinação pela idade foi interrompida no DF e só está liberada para pessoas com 60 anos ou mais e grupos prioritários.

De acordo com a operacionalização do Ministério da Saúde, está sendo vacinado agora o grupo de comorbidades. Apesar disso, alguns estados e municípios já começaram a imunizar pela faixa etária, mesmo com a demanda alta. Entre os estados que anunciaram a mudança estão: São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a nova orientação, a liberação da vacinação a partir dos 59 anos deverá seguir os percentuais a serem acordados. A medida visa desburocratizar e agilizar a vacinação. Também evita que imunizantes fiquem estocados.

Na quarta (26), duas remessas de vacinas foram recebidas pelo Governo do Distrito Federal: 78 mil doses da AstraZeneca e 10.530 da Pfizer. Os dois carregamentos serão destinados à aplicação de primeiras doses (D1) e terão 10% das vacinas armazenadas como reserva técnica, para se evitar qualquer perda.

Com esse reforço, o GDF abriu agendamento para 70 mil vagas para pessoas com comorbidades com idade acima de 25 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?