metropoles.com

Covid-19: força-tarefa do MPDFT participará da escolha e compra de vacina 

Os integrantes do grupo elegeram três eixos de atuação para esta fase da pandemia: desmobilização de leitos, vacina e regulação de UTIs

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Sede do TJDFT
1 de 1 Sede do TJDFT - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A força-tarefa do MPDFT contra Covid-19 vai participar de perto da escolha e compra de vacina. Os integrantes do grupo elegeram três eixos de atuação para a atual fase da pandemia de coronavírus: desmobilização de leitos, escolha e dispensação da vacina e regulação de vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o coordenador da força-tarefa, o procurador de Justiça José Eduardo Sabo, o trabalho de fiscalização do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) é dinâmico e continuará atento à evolução da pandemia. “A boa gestão das políticas públicas é fundamental, por isso a força-tarefa dará atenção especial a esses três eixos”, afirmou.

Em algumas áreas, a atuação da força-tarefa, com os novos eixos, já começou. A Secretaria de Saúde do DF foi oficiada para que informe as providências adotadas para a desmobilização dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19. A força-tarefa acompanhará presencialmente a alocação dos equipamentos, que devem ser distribuídos aos hospitais com maior demanda. Para isso, um plano de vistoria será elaborado.

Também serão acompanhados todos os aspectos relacionados à vacina contra a doença: escolha do laboratório, compra, logística e determinação de prioridades. A força-tarefa está em contato com a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde para garantir que o MPDFT participe ativamente do processo.

2 imagens
Ministério Público ofereceu denuncia
1 de 2

Senado aprovou MP que libera recursos para aquisição da vacina de Oxford

Pixabay
2 de 2

Ministério Público ofereceu denuncia

Ricardo Botelho/Especial Metrópoles

Para tratar do terceiro eixo prioritário, os leitos de UTI, o secretário adjunto de assistência à saúde, Petrus Sanchez, participou da reunião por telefone. Ele apresentou os dados mais recentes sobre o tema e informou que vagas exclusivas para pacientes com Covid-19 serão convertidas em leitos gerais, o que deve diminuir o tempo de espera dos pacientes.

Tratamento precoce

Outro tema relevante para a força-tarefa é o acesso ao tratamento precoce. A SES foi oficiada para que informe que medidas tem tomado para garantir que os pacientes com Covid-19 recebam medicação adequada. A força-tarefa requisitou informações sobre os medicamentos disponíveis, o estoque e a previsão de duração.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?