Covid-19: DF sai do estado de emergência, diz Ministério da Saúde
Distrito Federal está “em situação de atenção”. Pasta considera que capital tem crescimento de infectados menor do que em outros estados
atualizado
Compartilhar notícia
Pouco antes de o Distrito Federal registrar o recorde de infectados pela Covid-19 em um único dia, com 50 novos casos num intervalo de seis horas, o Ministério da Saúde informou que a capital não se enquadrava mais no “estado de emergência para o novo coronavírus”, e passava a estar em “situação de atenção”.
A mudança na classificação, segundo o órgão, ocorreu porque o número de casos vem caindo em comparação a outras unidades da Federação.
Com o rebaixamento na classificação, o DF fica em estado de atenção junto com Espírito Santo e Pernambuco. Ainda estão mantidos em situação de emergência São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Roraima, Amazonas e Amapá.
Pouco depois, no entanto, dados de boletim divulgado pela Secretaria de Saúde mostraram um aumento de 50 casos confirmados de Covid-19, em cerca de 6 horas. Das 11h55 deste sábado (18/04) até 17h53 a quantidade de novos doentes subiu de 764 para 814.
Uma das primeiras unidades da Federação a adotar medidas de isolamento, o DF vem flexibilizando as medidas e abrirá o comércio, exceto bares, restaurantes e academias, em 3 de maio.
Para tanto, já iniciou a realização de testes rápidos e vai comprar 1 milhão de máscaras para distribuir para a população, em uma parceria com o Banco de Brasília (BRB) e a Federação Brasileira das Industrias (Fibra).