metropoles.com

Covid-19: CRM fiscaliza a vacinação no DF após denúncias de “fura-fila”

Segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina do DF, Farid Buitrago, a situação é “inadmissível” e será apurada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
Vacinação da Covid no Hran
1 de 1 Vacinação da Covid no Hran - Foto: Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles

Depois de o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) receber denúncias de que servidores que não integram o grupo prioritário de imunização de Covid-19 foram vacinados na capital, o Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF) deu início a uma série de fiscalizações nas 15 unidades de saúde responsáveis pela imunização no DF.

A vistoria tem como objetivo verificar se as orientações do Ministério da Saúde e o protocolo de vacinação criado pela Secretaria de Saúde são seguidos corretamente. O primeiro hospital visitado pelo Departamento de Fiscalização do CRM-DF foi o Instituto Hospital de Base, nessa quarta-feira (20/1).

Na oportunidade, os profissionais conferiram o turno de funcionamento da sala de vacinação, a equipe destinada à aplicação da vacina, se o público-alvo atendido está correto, a conservação da vacina, se há notificação de eventos adversos e o controle de estoque e insumos para aplicação.

Nesta quinta (21/1), o presidente do CRM-DF, Farid Buitrago, disse que os relatos de pessoas “furando a fila” da vacinação serão apurados. “Tivemos notícias de que algumas pessoas que não estão inseridas na primeira fase de vacinação estão furando a fila. Isso é inadmissível”, ressaltou.

“Isso demonstra a desorganização administrativa no local onde está se aplicando a vacina, com a conivência de funcionários. Esse tipo de atitude prejudica os profissionais de saúde que estão expostos no dia a dia, na linha de frente, tratando as pessoas com a Covid-19. E prejudica também as pessoas de alto risco, que podem ser acometidas pela Covid-19 e desenvolver doenças muito mais graves. O Conselho Regional de Medicina estará atento e fiscalizando todas as unidades de vacinação”, declarou Buitrago.

Segundo a entidade, um relatório com todas as informações das fiscalizações será realizado após cada vistoria. Caso sejam encontrados possíveis descumprimentos dos protocolos, a SES-DF será notificada pelo CRM para que tome todas as providências cabíveis.

Veja, abaixo, o que disse o presidente do conselho:

“Vamos apurar”

Também nesta quinta-feira, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse esperar que as denúncias sejam todas apuradas, mas que “tenham fundamento”. A afirmação foi feita durante a cerimônia de inauguração do Hospital de Campanha de Ceilândia, pela manhã.

“Eu espero que sejam denúncias fundadas. O que eu vi em outros estados foi que houve fotografias, filmagens. Neste caso, é só conversa, não acompanha nenhum tipo de documento. Mas eu acho que o Ministério Público está na sua função. Eu espero que as denúncias sejam todas apuradas, mas que elas venham de forma fundada realmente. O que eu vi em outros estados foram fotos, vídeos, que foram feitos nesse sentido”, afirmou.

O governo disse, ainda, que considera o fato um “absurdo”, caso seja confirmado. “Eu acho que chega a ser absurdo, no momento de pandemia, deixar de vacinar aqueles que estão na linha de frente para vacinar outras pessoas. Então, nós vamos apurar. Se houver realmente, vamos punir aqueles servidores que estão fazendo isso”, acrescentou Ibaneis.

3 imagens
Governador Ibaneis esteve na inauguração
O imunizante foi Coronavac
1 de 3

Ministério Público ofereceu denuncia

Ricardo Botelho/Especial Metrópoles
2 de 3

Governador Ibaneis esteve na inauguração

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
3 de 3

O imunizante foi Coronavac

Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?