Covid-19: com alta procura por vacinas, DF aplicou 33 mil segundas doses nessa 4ª
Postos ficaram cheios no primeiro dia da antecipação das vacinas Pfizer e AstraZeneca. Pode antecipar a D2 quem completaria o ciclo até 24/9
atualizado
Compartilhar notícia
No primeiro dia da antecipação das vacinas Pfizer-BioNTech e AstraZeneca para quem tem a segunda dose marcada no cartão de vacina até o dia 24 de setembro, 33.622 pessoas completaram o ciclo vacinal. Para ser imunizado, basta procurar a unidade de saúde mais próxima que ofereça os imunizantes, levando documento de identidade com foto e cartão de vacina. Ainda nessa quarta-feira (8/9), outras 1.464 pessoas receberam a primeira dose e 424 a dose única.
A antecipação da segunda dose foi anunciada pelo secretário de Saúde, general Pafiadache, em coletiva de imprensa na última segunda-feira (6/9). Prevendo um aumento na procura por vacinas a partir do anúncio, os pontos de vacinação se prepararam para atender a demanda. De acordo com o gerente substituto da UBS 2 do Cruzeiro Velho, Leandro Silva, a expectativa era de receber cerca de mil pessoas nessa quarta. O imunizante ofertado para segunda dose no local é o da Pfizer.
“Se você recebeu a primeira dose da vacina Pfizer, venha até a unidade com um documento de identidade que possua o número do CPF. Estamos vacinando também os adolescentes com a primeira dose desta vacina”, convida o gerente da unidade.
Os pontos de vacinação de primeira e segunda doses podem ser consultados no site da Secretaria de Saúde.
Alta procura
As unidades registraram grande procura por vacina nesta quarta. No Hospital Universitário de Brasília (HUB), o movimento foi grande pela manhã. Às 9h30 a fila para a vacinação no local tinha mais de 80 pessoas.
Na UBS 1 do Cruzeiro, mais de 90 pessoas aguardavam em fila única às 11h. O servidor público Sérgio Antônio, 51, esteve no local para antecipar a D2. A vacina estava agendada para 10 de setembro. “Estou feliz, pois o quanto antes melhor. Podia ter sido ainda mais rápida essa imunização da população”, defendeu o morador do Sudoeste.
No Estacionamento 13 do Parque da Cidade, cerca 50 carros aguardavam na fila às 11h30. Daniel Dourado, 40, estava com a segunda dose agendada para 22 de setembro e recebeu a segunda dose nessa quarta. “Hoje, é o primeiro dia para antecipação, e eu tenho muita pressa para completar o ciclo. Para mim, foi muito benéfico. Já estivemos com a vacinação bem atrasada, mas, agora, parece que estamos andando mais rápido”, disse o servidor público morador do Sudoeste.
A imunização contra a Covid-19 continua nesta quinta-feira (9/9) para pessoas com mais de 17 anos no Distrito Federal. Os pontos de vacinação para quem tem 17 anos são diferentes dos destinados à população adulta. Isso porque o Governo do Distrito Federal (GDF) quer evitar que as pessoas escolham o imunizante, já que a única marca autorizada para adolescentes, até agora, é a Pfizer.
Veja onde tomar a D1:
Já para a segunda dose, também há separação de postos para cada marca do imunizante.
Veja onde tomar a D2:
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que adolescentes com mais de 16 anos poderão se vacinar a partir da próxima sexta-feira (10/9). Segundo o governador, a ampliação da campanha de imunização para essa faixa etária foi possível após o Ministério da Saúde enviar mais doses ao Distrito Federal.
A Secretaria de Saúde informou ter recebido 16.380 doses da Pfizer para D1. Essa remessa se soma às 9 mil doses de D1 da Pfizer que já estão nos pontos de vacinação da capital federal. Todas essas serão usadas para o público de 16 anos, de acordo com a pasta.
Entre o início da vacinação contra Covid no DF, em 19 de janeiro, e a última terça-feira (7/9), 2.032.007 pessoas receberam a 1ª dose do imunizante e 855.173 tiveram acesso à 2ª dose. No total, a dose única da Janssen foi aplicada em 56.321 cidadãos na capital federal.